Leitura e autoria em contexto escolar: uma proposta pedagógica pelo viés da AD materialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e88043

Palavras-chave:

Discurso, Discurso pedagógico escolar, Condições de produção, Leitura, Autoria, Paternidade literária

Resumo

Inscrito no escopo teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de Michel Pêcheux, este artigo constitui-se como parte de uma pesquisa de doutoramento que possui como foco de investigação a leitura, a interpretação e a autoria em contexto escolar. O corpus de análise foi constituído por textos produzidos na Atividade Articulada Jornal, a partir de uma proposta pedagógica que buscou ancoragem nos postulados teóricos da AD em contexto de ensino e aprendizagem. Buscou-se refletir sobre o discurso pedagógico escolar, as condições de produção de leitura e de escrita, assim como, analisar como o sujeito-aluno se representa (função-leitor /sujeito-leitor /função-autor /sujeito-autor) quando assume a autoria de seu discurso.

 

 

Biografia do Autor

Clóris Freire Dorow, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigo