Pensamento computacional em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: um relato de experiência com computação desplugada
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e88056Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Pensamento Computacional, Computação DesplugadaResumo
Este artigo relata uma experiência de trabalho com pensamento computacional em aulas de Língua Portuguesa para alunos do 7º e do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso. O estudo descreve a percepção de duas professoras da disciplina quanto à participação dos alunos na situação didática e quanto aos conceitos de pensamento computacional, estilística e morfofonologia trabalhados na atividade pedagógica por meio de recursos de computação desplugada. A atividade realizada foi a “Você pode repetir”, retirada do livro Computer Science Unplugged, que promove a computação desplugada como metodologia de ensino. Os resultados apontam a aceitação por professoras e alunos, bem como a possibilidade de integração de pensamento computacional e ensino de língua portuguesa em atividades que se coadunam com a Base Nacional Comum Curricular.
Referências
BARROSO, R. S.; SANTOS, A. R. de S. dos; MACHADO, V. R. Loop – Tabuleiro lógico: uma proposta de ensino com computação desplugada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25, 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 628-633.
BELL, T.; WITTEN, I. H.; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged. 2011. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wpcontent/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018 Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação nº 03/2019 – CGPLI – Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021. Brasília, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2000.
CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Currículo de referência em tecnologia e comunicação: da educação infantil ao ensino fundamental. 2020. Disponível em: https://curriculo.cieb.net.br/. Acesso em: 20 mai. 2022.
COSTA, K. P. C. da; AZEVEDO, M. S.; MADEIRA, C. A. G. Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano. In: WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2018, Fortaleza. Anais [...]. Brasília: 2018. p. 778-787.
CSTA - COMPUTER SCIENCE TEACHER ASSOCIATION. K-12 Computer Science Standards – Revised 2011. New York: Association for Computing Machinery, 2011. Disponível em: http://www.my-ecoach.com/online/resources/1070/CSTA_K-12_CSS.pdf. Acesso em: 18 mai. 2022.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERREIRA, A. C. et al. Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2015, Maceió. Anais [...] Maceió, 2015. p.256-265.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MEDEIROS, S. et al. Ensino de algoritmos através de poesia compilada e computação desplugada: relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 24, 2018, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 381-390.
RAABE, A. L. A. et al. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Porto Alegre: SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2017. Disponível em: https://www.sbc.org.br/images/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.
SANTOS, C. G.; NUNES, M. A. S. N. Abordagem desplugada para o estímulo do pensamento de estudantes do Ensino Fundamental com histórias em quadrinhos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25, 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 570-579.
SANTOS, E. S.; VERA, W. F. M.; MATOS, E. de S. A percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no ensino de computação para escolares. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25, 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 2120-2029.
SASSI, S. B.; MACIEL, C.; PEREIRA, V. C. Revisão Sistemática de estudos sobre Computação Desplugada na Educação Básica e Superior de 2014 a 2020: Tendências no campo. Revista Contexto &Amp; Educação, v. 36, n. 114, p. 10–30, 2021. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11785. Acesso em: 20 jun. 2022.
SASSI, S. B.; MACIEL, C.; PEREIRA, V. C. Experiência com atividades desplugadas do Code.org na disciplina de Língua Estrangeira de uma Escola Estadual. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28, 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020, p. 131-135.
SBC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/203-educacao-basica/1220-bncc-em-itinerario-informativo-computacao-2. Acesso em: 10 fev. 2022.
VALENTE, J. A. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 864-897, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29051. Acesso em: 22 mai. 2022.
WING, J. M. Computational Thinking: What and Why? 2010. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.