Pensamento computacional em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: um relato de experiência com computação desplugada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e88056

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Pensamento Computacional, Computação Desplugada

Resumo

Este artigo relata uma experiência de trabalho com pensamento computacional em aulas de Língua Portuguesa para alunos do 7º e do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso. O estudo descreve a percepção de duas professoras da disciplina quanto à participação dos alunos na situação didática e quanto aos conceitos de pensamento computacional, estilística e morfofonologia trabalhados na atividade pedagógica por meio de recursos de computação desplugada. A atividade realizada foi a “Você pode repetir”, retirada do livro Computer Science Unplugged, que promove a computação desplugada como metodologia de ensino. Os resultados apontam a aceitação por professoras e alunos, bem como a possibilidade de integração de pensamento computacional e ensino de língua portuguesa em atividades que se coadunam com a Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Sabrina Bourscheid Sassi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela UFMT. Mestre em Educação pela UFMT, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008).

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Cristiano Maciel possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE).

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na UFMT

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Publicado

2024-03-06

Edição

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Artigo