Pensamiento computacional en las clases de Lengua Portuguesa en la Enseñanza Primaria: relato de experiencia con computación desconectada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e88056

Palabras clave:

Enseñanza de la Lengua Portuguesa, Pensamiento Computacional, Informática desconectada

Resumen

Este artículo relata una experiencia de trabajo con pensamiento computacional en clases de lengua portuguesa para alumnos del 7º y del 9º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública de Mato Grosso. El estudio describe la percepción de dos docentes de la disciplina respecto a la participación de los estudiantes en la situación didáctica y a los conceptos de pensamento computacional, estilística y morfofonología trabajados en la actividad pedagógica a través de recursos informáticos desconectados. La actividad realizada fue “Puedes repetir”, extraída del libro Computer Science Unplugged, que promueve la computación desconectada como metodología de enseñanza. Los resultados apuntan para la aceptación por parte de profesoras y estudiantes, así como la posibilidad de integrar el pensamiento computacional y la enseñanza de la lengua portuguesa en actividades que estén en línea con la Base Común Curricular Nacional.

Biografía del autor/a

Sabrina Bourscheid Sassi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pela UFMT. Mestre em Educação pela UFMT, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008).

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Cristiano Maciel possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE).

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na UFMT

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Publicado

2024-03-06

Número

Sección

Artículo