Discurso pedagógico polêmico e polissemia na formação do sujeito-autor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e89473

Palavras-chave:

Análise do discurso, Autoria, Discurso pedagógico polêmico, Polissemia, Direitos Humanos

Resumo

Neste trabalho, foi proposto, pelo viés da Análise do Discurso Materialista, um estudo da autoria de texto argumentativo-dissertativo trabalhado a partir da polissemia, com o objetivo de compreender o funcionamento do Discurso Pedagógico Polêmico no processo de escrita. A análise buscou observar a produção do efeito de autoria nos textos de alunos do Ensino Médio Técnico sobre os Direitos Humanos. Através da escrita e das falas em sala de aula, foi possível identificar o discurso dos alunos sobre o tema e a forma como eles se colocaram em distintas posições-sujeito nos textos produzidos. As análises apontaram a existência de antagonismo ideológico, e nos possibilitaram identificar diferentes graus de autoria e a forma como o discurso pedagógico pode intervir na autoria do aluno mesmo quando em seu funcionamento polêmico.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na área de Língua Portuguesa e Linguística. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em estudos da linguagem pela UFRGS. Licenciada em Letras com habilitação Português-FrancÊs pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Aline Alves Portella, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas - linha de pesquisa: texto, discurso e relações sociais. Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Pampa. 

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Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigo