Educação lúdica: jogos didáticos na mediação do conhecimento

Autores

  • Elisa Augusta Lopes Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e89823

Palavras-chave:

Educação lúdica, Jogos didáticos, Morfologia, Formação de professores

Resumo

O artigo em tela é fruto das atividades realizadas no âmbito do projeto de extensão Educação Lúdica: jogos didáticos na educação básica, cujo objetivo é fornecer a alunos da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir (UFPA/Altamira) e professores da rede de educação básica subsídios para a utilização de jogos didáticos tanto em aulas de língua portuguesa como de outras disciplinas. A fundamentação teórica inclui autores como Comenius (2001), Brougère (1998), Santos (2001), Lauand (2003) e Almeida (2013). A metodologia consiste na realização de um curso que abrange aspectos teóricos da educação lúdica, conhecimento de variados tipos de jogos didáticos por meio de experiência prática, elaboração de réplicas dos jogos apresentados e criação de novos jogos. A partir de um roteiro contendo os requisitos necessários para o desenvolvimento de um jogo didático, os cursistas escolheram um tópico como objetivo de ensino, selecionaram os materiais e confeccionaram seus próprios jogos. Para finalizar, houve uma roda de conversa para reflexão a respeito das experiências vivenciadas no período do curso. As reações positivas dos participantes apontam para a relevância da iniciativa no sentido de fornecer aos professores subsídios para a utilização de jogos didáticos em sua prática docente. Dentre os diversos jogos trabalhados no curso, apresenta-se aqui o jogo Morfominó, elaborado para atividades relacionadas ao estudo dos sufixos indicadores de grau aumentativo e diminutivo na língua portuguesa.

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Publicado

2023-05-26