Jogo de homófonas: jogo digital para aulas de língua portuguesa

Autores

  • Bruna Carolina Alves UFSC
  • Thayza Farias de Queiroz Araújo
  • Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e90547

Palavras-chave:

Escrita, Homófonas, Interpretabilidade, Jogo

Resumo

O artigo apresenta um jogo digital utilizado como apoio pedagógico às atividades em sala de aula que abordam o uso de palavras homófonas na escrita de alunos em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do estado de Santa Catarina. A base teórica foi centrada nas contribuições de Kishimoto (1996) e Pilati (2017, 2020) acerca do trabalho com jogos pedagógicos. Este artigo visa contribuir  para o exercício de análise e reflexão linguística em que os alunos brincam e ao mesmo tempo trabalham com hipóteses sobre a escrita. A produção do jogo foi realizada na plataforma WordWall e ele pode ser acessado pelo celular ou computador.  Os resultados de uma testagem prévia do jogo indicam sua plausibilidade e ele deverá ter sua efetividade observada na continuidade de sua aplicação em termos de resultados, com a superação das dificuldades iniciais.

Referências

COSTA, A. V. O lúdico na sala de aula de língua portuguesa no fundamental II. 2008. 229p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GONÇALVES, A. V. O fazer significa por escrito. SELISIGNO – IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO, 2004, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2004, p. 1-10.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019.

JOGO de homófonas: jogo digital para aulas de Língua Portuguesa. Wordwall. 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/33865017/l%c3%adngua-portuguesa/jogo-de-hom%c3%b3fonas. Acesso em: 5 ago. 2022.

KISHIMOTO, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

KISHIMOTO, T. M. Jogos, brinquedos e brincadeiras na educação. São Paulo: editora Cortez, 1997.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantis: O jogo, A criança e a Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através dos jogos. Trad. Valério Campos. Petrópolis: Ed. Artmed, 2005.

PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas: Pontes Editores. 2017.

VASCONCELOS, S. I. C. C. de. (org.). Práticas pedagógicas e material didático no ensino de português como língua não materna. São Carlos: Pedro & João, 2019.

VASCONCELOS, S.I.C.C. de. (org.). Práticas pedagógicas e material didático no ensino de português como língua não materna. São Carlos: Pedro & João, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44216629/PR%C3%81TICAS_PEDAG%C3%93GICAS_E_MATERIAL_DID%C3%81TICO_NO_ENSINO_DE_PORTUGU%C3%8AS_COMO_L%C3%8DNGUA_N%C3%83O_MATERNA?source=swp_share Acesso em: 8 ago. 2022.

Publicado

2023-05-26