Proposta pedagógica e jogo para a aprendizagem da escrita do R final em formas verbais

Autores

  • Janice Strunck Winter Universidade Federal de Santa Catarina
  • Priscila Martelli Casarin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carla Regina Martins Paza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e90551

Palavras-chave:

Apagamento, R final, Formas verbais, Jogo pedagógico

Resumo

A proposta deste artigo foi criada a partir da constatação da ocorrência frequente do apagamento do R final na terminação das formas verbais de primeira e de terceira pessoa do futuro do subjuntivo e do infinitivo pessoal na escrita dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Em vista disso, elaborou-se primeiramente uma proposta didática com atividades e, em seguida, um jogo pedagógico digital sobre esse fenômeno. Essa proposta visa contribuir para diferenciar os usos dos verbos nas modalidades oral e escrita e para promover a reflexão e a compreensão das circunstâncias de escrita em que se deve ou não marcar o /R/ no final das formas verbais. A testagem da aplicabilidade da proposta está sendo realizada em turmas das séries finais do Ensino Fundamental e tem apresentado resultados animadores. Espera-se que ela venha contribuir para que os alunos superem as dificuldades na escrita desses verbos.

Biografia do Autor

Janice Strunck Winter, Universidade Federal de Santa Catarina

ProfLetras UFSC

Carla Regina Martins Paza, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Referências

ALVES, R. Brinquedoteca. Texto adaptado. Disponível em: http://benite.typepad.com/blog/2008/04/brinquedoteca-rubem-alves.html. Acesso em: 15 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALLOU, D; LOPES, C. Contribuições da Sociolinguística para o ensino e pesquisa: a questão da variação e mudança linguística. Revista do GELNE, – Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, ano v. 5, n. 1/ e 2, p. 63-74, Fortaleza: UFC/GELNE, 2003.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, T. Jogos, brinquedos e brincadeiras na educação. São Paulo: Cortez, 1997.

KISHIMOTO, T. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1993. p. 46-62.

MOURA, M. O. de; LANNER de MOURA, A. R. Escola: um espaço cultural. Matemática na educação infantil: conhecer, (re)criar – um modo de lidar com as dimensões do mundo. São Paulo: Diadema/SECEL, 1998.

PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas: Pontes Editores, 2017.

PILATI, E. Sobre o uso de materiais manipuláveis nas aulas de gramática, aprendizagem ativa e metacognição. In: GUESSER, S.imone; RECH, N. (org.). Gramática, aquisição e processamento linguístico: subsídios para o professor de língua portuguesa. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 87-108.

QUINTANA, M. Quintana de bolso. Porto Alegre: L&PM, 2010.

WORDWALL. FIXANDO o “R” final: palavra ausente. Wordwall. In: Fixando o “R” final: palavra ausente. Joinville, 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/33887075/portuguese-language/fixando-o-r-final. Acesso em: 5 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-26