Ludicidade epistêmica: poéticas de (re)construção de sentidos em PLE e PLH

Autores

  • Jamile do Carmo Staniek TH- Nürnberg

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e90552

Palavras-chave:

Português, Ludicidade, Epistemologia, Decolonização, Reconstrução

Resumo

Este artigo aborda a temática de (re)construção de sentidos através de jogos pedagógicos dentro do ensino/ aprendizagem da língua portuguesa como língua estrangeira (PLE) e língua de herança (PLH/POLH) a partir de produções da autora. Tomando o lúdico numa perspectiva epistêmica (ALBERTI, 1999; LOURO DA SILVA, 2018), o foco concentra-se em explorar criativamente jogos de linguagem de forma crítico-reflexiva, implicando em compreender jogos pedagógicos não apenas como produtos específicos ou objetos em si, senão como processos hermenêuticos a fomentarem o pensar/falar/interpretar em português a partir de atitudes responsivas (BAKHTIN, 2018). Numa premissa geopoética de  decolonização educacional (McMANUS, 2007; DINIZ, 2008; OCAÑA, 2018), nos materiais criados enfatiza-se a criatividade por práxis inter/transdisciplinares como fator de desautomatização perceptiva; dentro disso, potencializando outras relações dos aprendizes quanto aos espaços brasileiros afora estereótipos e clichês. Esta dimensão sociocultural e dinâmica do ensino/aprendizagem corresponde, aqui, a uma dialogicidade reconstrutiva (FREIRE, 1980) a qual o lúdico confere à interculturalidade um maior grau de integração entre sujeitos e espaços, bem como socialização dos saberes, especialmente quanto à carga histórico-cultural atrelada à língua. Levanta-se, por este viés, uma reflexão sobre os conceitos de “língua de herança” e “língua estrangeira”, respectiva e conjuntamente considerando as heranças repassadas pela língua e o aspecto pluricêntrico desta. Atendendo à necessidade de ir além da gramática normativa, sem contudo desprezá-la, a natureza lúdica nestes materiais apoia-se em dois pontos fundamentais: provocações epistêmicas e “participa-ações” hermenêuticas, cujos resultados até o momento apontam um significativo grau de interação crítico-reflexiva, além de maior amplitude de interesse e divulgação nas áreas de PLE e PLH/POLH. 

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Publicado

2023-05-26