A (re) construção discursiva de experiências afetivas de aprendizagem de língua inglesa: uma análise à luz da categoria de Perezhivanie
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e92472Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Experiência Afetiva, Perezhivanie, Avaliação, Sistema de AvaliatividadeResumo
Este artigo tem como objetivos principais gerar inteligibilidade acerca das experiências de aprendizagem de língua inglesa vividas por um grupo de alunos de Graduação e entender o processo de reconstrução discursiva dessas vivências. Com tal objetivo em vista, emprega-se a categoria de perezhivanie (experiência afetiva) com o intuito de entabular teoricamente o papel das vivências afetivas nas trajetórias subjetivas de aprendizagem de inglês. Uma sequência de entrevistas semiestruturadas foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó. Ambicionando compreender as distintas formas como as nossas experiências afetivas se materializam em discurso, emprega-se, neste estudo, o Sistema de Avaliatividade como um instrumento de análise do significado das avaliações concretizadas nas narrativas. Os resultados das análises evidenciam que os elementos afetivos desempenham um papel central no aprender-ensinar inglês e que a avaliação representa um canal importante de (re-)construção discursiva das nossas experiências afetivas.
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