O reconhecimento de marcadores prosódicos da escrita do português brasileiro e a fluência de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e92896

Palavras-chave:

Marcadores prosódicos lexicais, Fluência de leitura, Prosódia

Resumo

O presente artigo teve como intuito correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, mais especificamente com o reconhecimento dos marcadores prosódicos lexicais (MPLs) “berrou”, “sussurrou”, “gritou”, “disse baixinho”, “disse rápido” e “disse devagar”, que são palavras do português brasileiro cuja carga semântica remete a variações prosódicas específicas. Para tanto, produzimos frases-alvo para ocorrerem sob o escopo dos MPLs supracitados as quais foram inseridas em textos cujos contextos fossem adequados aos MPLs investigados. Os textos foram lidos por 15 participantes do sexto ano do ensino fundamental, por 15 participantes estudantes do terceiro ano no ensino médio e por 15 estudantes do sétimo semestre da primeira graduação. A leitura em voz alta foi gravada em cabine tratada acusticamente para análise posterior através da qual foram mensuradas a frequência fundamental, a intensidade e a duração. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre os diferentes MPLs. Verificamos que as medidas acústicas de F0 e de intensidade são aumentadas para os MPLs “berrou”, “gritou” e “disse rápido”, ao passo que são diminuídas para os MPLs “sussurrou”, “disse baixinho” e “disse devagar”, sobretudo para os grupos mais escolarizados.  

Biografia do Autor

Alcione de Jesus Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Linguística

Vera Pacheco, Southwest Bahia State University

Doutora em Linguística pela Unicamp e Pós-Doutorada pela Unesp/Araraquara.Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários.Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras - Profletras.

Rui Rothe-Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular da Faculdade de Letras da UFMG. Área de conhecimento: Fonologia do Português e Fonética. Coordenador do Laboratório de Fonética da FALE-UFMG, registrado no diretório de grupo de pesquisas do CNPq. Linhas de pesquisa: Processamento da Linguagem (1C) e Estudos Linguísticos baseados em Corpora (1D) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (FALE/UFMG). No Programa de Pós-Graduação em Neurociências (ICB/UFMG): Neurociências da fala, linguagem e processamento simbólico. Membro do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL. Vice-coordenador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (FALE/UFMG) de junho/2011 a fevereiro/2014. Vice-Diretor da Faculdade de Letras da UFMG de maio/2014 a março/2018. Chefe de Gabinete da Reitora da UFMG desde março/2018. Bolsista Pq (processo n 313672/2018-0).

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Publicado

2024-07-18

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Artigo