A concordância verbal de 1ª e 3ª pessoas do plural: jogos pedagógicos como ferramentas metodológicas para o ensino de língua portuguesa

Autores

  • Fernando Augusto de Lima Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Jine Kácia de Lucena Monteiro Calado Universidade de Pernambuco
  • Thaise dos Santos Tenório Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e92935

Palavras-chave:

Ensino, Língua portuguesa, Gramática, Concordância Verbal, Jogos Pedagógicos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção, a partir de Jogos Pedagógicos, para o ensino da Concordância Verbal de 1ª e 3ª pessoas do plural, em  sua ordem canônica, o qual foi vivenciado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Realizamos,  para tanto, uma pesquisa-ação, com: identificação de um problema, planejamento, intervenção  e avaliação do resultado. No tocante ao aporte teórico, baseamo-nos nas discussões sobre o ensino de gramática e o ensino de concordância verbal e a respeito das funcionalidades de Jogos Pedagógicos em sala de aula. Os estudantes participantes não realizavam a concordância de 1ª e 3ª pessoas na escrita. Detectada a problemática, elaboramos jogos. Com o uso dos jogos, registramos uma diminuição de ocorrências, superior a 50% em cada variável, de construções   morfossintáticas nas quais não havia a marcação de plural nas 1ª e 3ª pessoas do plural.

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Publicado

2023-05-26