No “ritimo” da escrita: epêntese vocálica e grafias não convencionais no sexto ano do ensino fundamental em Ponta Grossa (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e93374Palavras-chave:
Oralidade e letramento, Aquisição da escrita, Grafias não convencionais, Epêntese vocálicaResumo
Este trabalho analisa grafias não convencionais relativas à epêntese vocálica em textos de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de Ponta Grossa, Paraná. Nesta pesquisa, são investigadas, portanto, ocorrências de presença e ausência de vogal que fogem às regras da convenção ortográfica, como, respectivamente, em internete (para internet) e opnião (para opinião). Como referencial teórico, segue-se o Modo heterogêneo de constituição da escrita (Corrêa, 2004). O córpus analisado conta com 203 produções textuais de alunos de duas escolas da rede pública (Mendes, 2013). Como resultados gerais, foram levantadas 33 ocorrências, sendo 27 (81,8%) de inserção de vogal, como em diginidade (para dignidade), e 6 (18,2%) de ausência, como em cicrets (para chicletes), que evidenciam as marcas, na escrita, da circulação dialógica do escrevente pelas práticas sociais do oral/falado e do letrado/escrito, respectivamente.
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