Etnografia como teorização profunda em Linguística Aplicada: a relevância do diário de escrita acadêmica

Autores

  • Rómina de Mello Laranjeira Universidade Federal de Ouro Preto image/svg+xml
  • Flávia Danielle Sordi Silva Miranda Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml
  • Larissa Giacometti Paris Universidade Federal de Lavras image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97724

Palavras-chave:

Diário de escrita acadêmica, Etnografia, Linguística Aplicada

Resumo

Neste artigo, três pesquisadoras da Linguística Aplicada (LA) retomam concepções de etnografia como método, metodologia e teorização profunda (Lillis, 2008) para argumentar a favor da perspectiva etnográfica em investigações no seio dos letramentos acadêmicos. O objetivo é situar, definir, exemplificar e defender a etnografia como teorização profunda, com foco em trabalhos do campo teórico-epistemológico dos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998). Como uma possibilidade que relaciona teoria e prática, privilegiam o diário de escrita acadêmica, instrumento produtivo, que materializa a etnografia como teorização profunda. Dessa maneira, as autoras apresentam a concepção do instrumento e selecionam, de uma pesquisa etnográfica maior, excertos de diários de três doutorandos das áreas de ciências sociais, humanas e biológicas, com o intuito de exemplificar seu uso e esclarecer princípios, conceitos e modos de fazer etnografia da linguagem. A mobilização do referido instrumento permitiu concluir que, para além de sua contribuição, ao embasar investigações etnográficas epistemologicamente, reforça ainda a importância de seu desenvolvimento para estudos em LA, caracterizados pela transdisciplinaridade e reflexão social, com ênfase nas práticas de escrita acadêmica.

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Dossiê