Desafios da escrita na universidade: aprender a ser autor entre os discursos pedagógico e científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98019

Palavras-chave:

Discurso científico, Discurso pedagógico, Escrita acadêmica, Autoria

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em torno da escrita acadêmica produzida por alunos na esfera da universidade a partir de dados coletados no Laboratório de Leituras e Escrita Acadêmica, criado há 10 anos, na Universidade Federal de Santa Catarina, cuja proposta centra-se no tratamento da leitura e da produção textual a partir das concepções de letramento numa perspectiva do discurso. A luz dos pressupostos teóricos da Linguística Aplica e da Análise de Discurso, os dados coletados são analisados no intuído de se produzir um espectro das questões que envolvem a produção de textos na esfera acadêmica, pautados pelo discurso científico, contudo atravessados pelo discurso pedagógico, típico dos processos de ensino e de aprendizagem. Por fim, propõe-se pensar a autoria da escrita acadêmica de alunos no ensino superior como efeito da unidade da materialidade linguística e histórica decorrente da prática de textualização.

Biografia do Autor

Sandro Braga, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo (UFSC) e em Letras Português (UFSC); mestrado em Linguística na área da análise do discurso (UFSC); doutorado em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Referências

AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade(s) enunciativas(s). Trad. Celene M. Cruz e João Wanderley Geraldi. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p.25-42, jul./dez.1990.

BRAGA, S.; SENEM, J. A escrita acadêmica do aluno na universidade: na tensão dos discursos científico, acadêmico e pedagógico. In: m BENEDETTO, G. G. et al. (org.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 347-363.

FOUCAULT, M. O que é um autor. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos: Estética, literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.

FOUCAULT, M. Sobre a Arqueologia das Ciências. Resposta ao Círculo de Epistemologia. In: FOUCAULT, M. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. MOTTA, M. B. da (Org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1968].

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 22. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012 [1970].

FURLANETTO, M. M. Gênero e autoria: relação, possibilidades e perspectivas de ensino. In: ENCONTRO DO CELSUL, 8., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.

GALLO, S. L. Autoria: Questão enunciativa ou discursiva? Revista Linguagem em (Dis)curso, v. 1, n. 2, jan/jun. 2001.

GALLO, S. L. Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Blumenau: Nova Letra, 2008.

LAGAZZI-RODRIGUES, S. Texto e autoria. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (org.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 89-113.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas, SP. Pontes Editores, 2013.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014 [1988].

Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Dossiê