Leitura e produção escrita na universidade: um enfoque crítico sobre apropriação e objetivação na/para a formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98110

Palavras-chave:

Leitura, Produção escrita, Esfera acadêmica, Formação humana, Materialismo histórico-dialético

Resumo

O mote do artigo é leitura e produção escrita enquanto práxis social, de cunho emancipatório, associadas a trabalho, a partir da teoria materialista histórico-dialética (Marx, 2019; Engels, 2004 [1896]) e da psicologia histórico-cultural (Vigotski, 2000; Duarte, 2013). O enfoque da discussão está nas atividades relativas a ler e escrever na esfera de atividade humana universitária, compreendida como instituição formativa envolvida, particularmente, com objetivações genéricas para si. Advoga-se pelo desenvolvimento de leitura e de produção de textos, no interior da universidade, orientados pela relação inconteste entre gênero humano e indivíduo, assim como para a constituição da consciência de classe e para a transformação social. A reflexão dirige-se para a necessidade de uma formação humana omnilateral, em distanciamento a paradigmas formativos hegemônicos orientados a uma formação unilateral, dirigida ao atendimento dos ditames do mercado de trabalho e à lógica neoliberal.

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Dossiê