Uma arqueologia da prova de redação do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (1978-2024)

Autores

  • Sandro Braga Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Cristiane Martins de Paula Luz Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98165

Palavras-chave:

redação do vestibular, Arqueologia, Dissertação, gêneros textuais discursivos

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise discursiva dos enunciados da prova de redação aplicada no Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (1978-2024), para qual atribuímos a denominação de arqueologia, à luz de Foucault (2022 [1969]). Dessa forma, na seção “A metáfora da metáfora”, buscamos estabelecer a compreensão da base teórica cunhada por Michel Foucault em “A Arqueologia do Saber”, com a qual procuramos apresentar o aspecto metodológico da prática arqueológica. No segundo momento, na seção “O arquivo dos cadernos de prova”, destacamos o trabalho com o arquivo, demonstrando as incursões que foram necessárias para a compreensão de nosso objeto. Na seção final, “A delimitação de séries enunciativas na prova de redação do Vestibular da UFSC”, apresentamos alguns dos resultados das escavações promovidas em nosso campo enunciativo. Acreditamos que o trabalho de identificação dos sistemas que regem e impactam nosso objeto permite o estabelecimento de reflexões necessárias e importantes também sobre os efeitos da prova de redação em sala de aula.

Biografia do Autor

Sandro Braga, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo (UFSC) e em Letras Português (UFSC); mestrado em Linguística na área da análise do discurso (UFSC); doutorado em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Cristiane Martins de Paula Luz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Linguística

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Dossiê