Una arqueología de la prueba de escritura para el examen de ingreso a la Universidade Federal de Santa Catarina (1978-2024)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98165

Palabras clave:

Redacción del examen de ingreso universitário, Arqueologia, Dissertación, Géneros textuais discursivos

Resumen

Este artículo presenta un análisis discursivo de los enunciados de la prueba de redacción aplicada en el Examen de Ingreso de la Universidade Federal de Santa Catarina (1978-2024), por lo cual atribuimos el nombre de arqueología, a la luz de Foucault (2022 [1969]). De esta forma, en la sección “La metáfora de la metáfora”, buscamos establecer una comprensión de la base teórica acuñada por Michel Foucault en “La Arqueología del Saber”, con la que buscamos presentar el aspecto metodológico de la práctica arqueológica. En el segundo momento, en la sección “El archivo de los cuadernos de prueba”, destacamos el trabajo con el archivo, mostrando las incursiones que fueron necesarias para comprender nuestro objeto. En la sección final, “La delimitación de series enunciativas en la prueba del redacción del Examen de Ingreso de la UFSC”, presentamos algunos de los resultados de las excavaciones promovidas en nuestro campo enunciativo. Creemos que el trabajo de identificación de los sistemas que rigen e impactan nuestro objeto permite establecer reflexiones necesarias e importantes también sobre los efectos de la prueba de redacción  en el aula.

Biografía del autor/a

Sandro Braga, Universidad Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo (UFSC) e em Letras Português (UFSC); mestrado em Linguística na área da análise do discurso (UFSC); doutorado em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Cristiane Martins de Paula Luz, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Linguística

Citas

BRASIL. Decreto n. 11.530, de 18 de março de 1915. Reorganiza o ensino secundario e o superior na Republica. Rio de Janeiro, Câmara dos Deputados, 1915. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 5 mar. 2023.

BRASIL. Decreto n. 79.298, de 24 de Fevereiro de 1977. Brasília/DF, Câmara dos Deputados, 1977. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-79298-24-fevereiro-1977-428202-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 6 mar. 2023.

BRASIL. Decreto n. 8.659, de 5 de abril de 1911. Approva a lei Organica do Ensino Superior e do Fundamental na Republica. Rio de Janeiro, Câmara dos Deputados, 1911. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8659-5-abril-1911-517247-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 2 mar. 2023.

BRASIL. Decreto n. 68.908, de 13 de julho de 1971. Dispõe sôbre Concurso Vestibular para admissão aos cursos superiores de graduação. Brasília/DF, Planalto, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D68908.htm. Acesso: 6 mar. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Processo seletivo UFSC 2021. Edital n. 01/COPERVE/2021. Florianópolis: COPERVE/UFSC, 2021. Disponível em: https://vestibular2021.paginas.ufsc.br/files/2021/01/Edita-01-2021-PS-2021-retificado.pdf. Acesso em: 26 abr.2024.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Desmistificando a Redação. Florianópolis: Gráfica Editora Pallotti, 1997.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Relatório Vestibular – 1985. Florianópolis: COPERVE/UFSC, 1985.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 1994. Edital. In: COPERVE/UFSC. Guia do Vestibulando 1994. Florianópolis:

COPERVE/UFSC, 1993 [encarte físico].

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2006: Relatório Oficial. Florianópolis, 2006. Disponível em: http://www.vestibular2006.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2009: Relatório Oficial. Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.vestibular2009.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2010: Relatório Oficial. Florianópolis, 2010. Disponível em: http://www.vestibular2010.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2011. Relatório Oficial. Florianópolis, 2011a. Disponível em: http://www.vestibular2011.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2012: Programa das disciplinas. Florianópolis, 2011b. Disponível em: http://vestibular2012.ufsc.br/edital/programa_disciplinas_vest2012.pdf. Acesso em 22 maio 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2015: Relatório Oficial. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://dados.coperve.ufsc.br/vestibular2015/relatorioOficial/RED.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2018. Programa das disciplinas. Florianópolis, 2018a. Disponível em: https://vestibular2018.paginas.ufsc.br/files/2012/07/PROGRAMA-DASDISCIPLINAS_vest2018.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2018: Relatório Oficial. Florianópolis, 2018b. Disponível em: http://dados.coperve.ufsc.br/vestibular2018/relatorioOficial/RDC.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2023: Programa das disciplinas. Florianópolis, 2022. Disponível em: https://vestibular2023.paginas.ufsc.br/files/2021/04/programa-disciplinas-2023.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2023: Relatório Oficial. Florianópolis, 2023. Disponível em: https://vestibular2023.paginas.ufsc.br/files/2023/07/VEST-REL-2023.pdf . Acesso em 27 out. 2023.

FERNANDES, R. de S. B. LINGUAGEM: notas de pesquisa descontínuas à luz da arqueologia foucaultiana. Interfaces: Vol. 13 n. 4 (2023) 2 ISSN 2179-0027, Disponível em: file:///C:/Users/crist/Downloads/LINGUAGEM_NOTAS_DE_PESQUISA_DESCONTINUAS.pdf. Acesso em 2 jan. 2024.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2022 [1969].

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, M. O belo perigo. Conversa com Claude Bonnefoy. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2026.

GERALDI, J. W. Por que práticas de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.; MORTATELLI, M. do R. L. (org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores associados, 2014, p. 207-221.

GOMES, R. M. M. A Arqueologia do Saber: uma proposta metodológica para a análise do discurso em história. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, Aracaju, V.6, n. 3, p. 19 – 26, Fev. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p19-26. Acesso em 8 set. 2023.

GUILHAUMOU; J.; MALDIDIER; D.; ROBIN; R. Discurso e arquivo: experimentações em análise do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

LELIS, I. A. O. M. Evolução Histórico-Legal do Vestibular (1968 a 1983): do “Milagre” à Recessão. Educação e seleção, n. 12, p. 27-46, 11 nov. 2013. Disponível em: https://publicações.fcc.org.br/edusel/article/view/2592. Acesso em: 10 mar. 2023.

LORENSET, R. B. C. Mostrando a língua: políticas linguísticas e historicidade do ensino de língua portuguesa no Brasil. ReVEL, v. 14. n. 26, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/54854ada1db5522b06f733788c2d0a4d.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

MIRANDA, J. F. M. Arquitetura da Redação. 7 ed. Porto Alegre: Sagra Editora e Editora, 1996.

PADRÃO, A. L. P.; FERRARO, M. L. A redação na história dos vestibulares da UFSC. In: FERRARO, M. L.; COELHO, I. L.; GORSKI, E. M.; RESE, M. C. F.; CASTELLI, M. A. de M. (organizadores). Experiência e Prática de Redação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, p. 13-18.

PORTUGUÊS – questão de redação. O Estado. Edição de segunda-feira. Florianópolis, ano 63, n. 18931, 9 jan. 1978 [jornal impresso, acervo RIC Record].

PROVA AZUL – Português: prova de redação. O Estado. Edição de segunda-feira. Florianópolis, ano 64, nº 19.281, 8 jan. 1979 [jornal impresso, acervo RIC Record].

RAFFIN, M. A noção de discurso em Michel Foucault. In: BUTTURI JUNIOR, A.; BRAGA, S.; SOARES, T. B. (org.). No campo discursivo: teoria e análise. 1 ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2020.

REDAÇÃO da UFSC é do tipo dissertação. Notícias da UFSC. UFSC. Florianópolis, 17 dez. 2001. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2001/12/redacao-da-ufsc-e-do-tipo-dissertacao/. Acesso em: 30 jul. 2023.

REVEL, J. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

RODRIGUES, S. Técnicas de redação. 92 ed. São Paulo: Academia Municipalista de Letras do Brasil, 1996.

SOARES, M. B.; CAMPOS, E. N. Técnicas de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

SOARES, M. B. Português na escola: História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.) Linguística da norma. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, p. 141-161.

UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Concurso Vestibular para 1970. Edital de Inscrição. Florianópolis, 7 de novembro de 1969. In: O Estado. Florianópolis, ano 54, n. 16070, p. 7, 18 nov. 1969. Acervo Biblioteca Pública SC – Hemeroteca Digital Catarinense. Disponível em: https://hemeroteca2.cultura.sc.gov.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=884120&pesq=Reda%C3%A7%C3%A3o%20UFSC%20vestibular%20&hf=hemeroteca.ciasc.sc.gov.br. [Ocorrência 7]. Acesso em: 12 maio 2023.

Publicado

2024-07-18

Número

Sección

Dosier