An Archaeology of the essay section in the entrance exam of the Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina (1978-2024)

Authors

  • Sandro Braga Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Cristiane Martins de Paula Luz Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98165

Keywords:

entrance exam essay, genres, Archaeology, dissertation, Textual discursive genres

Abstract

The present article presents a discursive analysis of the statements in the essay section of the Universidade Federal de Santa Catarina entrance exam (1978-2024), which we denominate as archaeology, in light of Foucault (2022 [1969]). Thus, in the section "The metaphor of the metaphor," we seek to establish an understanding of the theoretical foundation coined by Michel Foucault in "The Archaeology of Knowledge," through which we aim to present the methodological aspect of archaeological practice. In the second part, in the section "The archive of the exam papers," we emphasize the work with the archive, demonstrating the inquiries that were necessary for the comprehension of our object. In the final section, "Delimitation of enunciative series in the UFSC entrance exam essay," we present some of the results of the excavations conducted in our enunciative field. We believe that the identification of the systems that govern and impact our object allows for the establishment of necessary and important reflections on the effects of the essay exam in the classroom.

Author Biographies

Sandro Braga, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo (UFSC) e em Letras Português (UFSC); mestrado em Linguística na área da análise do discurso (UFSC); doutorado em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC). Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Na graduação, atua na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e da análise do discurso. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia. Interessa-se por temas de pesquisas que envolvam práticas discursivas em processos de leitura e escrita.

Cristiane Martins de Paula Luz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Linguística

References

BRASIL. Decreto n. 11.530, de 18 de março de 1915. Reorganiza o ensino secundario e o superior na Republica. Rio de Janeiro, Câmara dos Deputados, 1915. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 5 mar. 2023.

BRASIL. Decreto n. 79.298, de 24 de Fevereiro de 1977. Brasília/DF, Câmara dos Deputados, 1977. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-79298-24-fevereiro-1977-428202-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 6 mar. 2023.

BRASIL. Decreto n. 8.659, de 5 de abril de 1911. Approva a lei Organica do Ensino Superior e do Fundamental na Republica. Rio de Janeiro, Câmara dos Deputados, 1911. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8659-5-abril-1911-517247-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 2 mar. 2023.

BRASIL. Decreto n. 68.908, de 13 de julho de 1971. Dispõe sôbre Concurso Vestibular para admissão aos cursos superiores de graduação. Brasília/DF, Planalto, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D68908.htm. Acesso: 6 mar. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Processo seletivo UFSC 2021. Edital n. 01/COPERVE/2021. Florianópolis: COPERVE/UFSC, 2021. Disponível em: https://vestibular2021.paginas.ufsc.br/files/2021/01/Edita-01-2021-PS-2021-retificado.pdf. Acesso em: 26 abr.2024.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Desmistificando a Redação. Florianópolis: Gráfica Editora Pallotti, 1997.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Relatório Vestibular – 1985. Florianópolis: COPERVE/UFSC, 1985.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 1994. Edital. In: COPERVE/UFSC. Guia do Vestibulando 1994. Florianópolis:

COPERVE/UFSC, 1993 [encarte físico].

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2006: Relatório Oficial. Florianópolis, 2006. Disponível em: http://www.vestibular2006.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2009: Relatório Oficial. Florianópolis, 2009. Disponível em: http://www.vestibular2009.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2010: Relatório Oficial. Florianópolis, 2010. Disponível em: http://www.vestibular2010.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2011. Relatório Oficial. Florianópolis, 2011a. Disponível em: http://www.vestibular2011.ufsc.br/relatorio/RED.pdf. Acesso em 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2012: Programa das disciplinas. Florianópolis, 2011b. Disponível em: http://vestibular2012.ufsc.br/edital/programa_disciplinas_vest2012.pdf. Acesso em 22 maio 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2015: Relatório Oficial. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://dados.coperve.ufsc.br/vestibular2015/relatorioOficial/RED.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2018. Programa das disciplinas. Florianópolis, 2018a. Disponível em: https://vestibular2018.paginas.ufsc.br/files/2012/07/PROGRAMA-DASDISCIPLINAS_vest2018.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2018: Relatório Oficial. Florianópolis, 2018b. Disponível em: http://dados.coperve.ufsc.br/vestibular2018/relatorioOficial/RDC.pdf. Acesso em: 27 out. 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2023: Programa das disciplinas. Florianópolis, 2022. Disponível em: https://vestibular2023.paginas.ufsc.br/files/2021/04/programa-disciplinas-2023.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

COPERVE/UFSC – COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Vestibular UFSC 2023: Relatório Oficial. Florianópolis, 2023. Disponível em: https://vestibular2023.paginas.ufsc.br/files/2023/07/VEST-REL-2023.pdf . Acesso em 27 out. 2023.

FERNANDES, R. de S. B. LINGUAGEM: notas de pesquisa descontínuas à luz da arqueologia foucaultiana. Interfaces: Vol. 13 n. 4 (2023) 2 ISSN 2179-0027, Disponível em: file:///C:/Users/crist/Downloads/LINGUAGEM_NOTAS_DE_PESQUISA_DESCONTINUAS.pdf. Acesso em 2 jan. 2024.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2022 [1969].

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, M. O belo perigo. Conversa com Claude Bonnefoy. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2026.

GERALDI, J. W. Por que práticas de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.; MORTATELLI, M. do R. L. (org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores associados, 2014, p. 207-221.

GOMES, R. M. M. A Arqueologia do Saber: uma proposta metodológica para a análise do discurso em história. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, Aracaju, V.6, n. 3, p. 19 – 26, Fev. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p19-26. Acesso em 8 set. 2023.

GUILHAUMOU; J.; MALDIDIER; D.; ROBIN; R. Discurso e arquivo: experimentações em análise do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

LELIS, I. A. O. M. Evolução Histórico-Legal do Vestibular (1968 a 1983): do “Milagre” à Recessão. Educação e seleção, n. 12, p. 27-46, 11 nov. 2013. Disponível em: https://publicações.fcc.org.br/edusel/article/view/2592. Acesso em: 10 mar. 2023.

LORENSET, R. B. C. Mostrando a língua: políticas linguísticas e historicidade do ensino de língua portuguesa no Brasil. ReVEL, v. 14. n. 26, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/54854ada1db5522b06f733788c2d0a4d.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

MIRANDA, J. F. M. Arquitetura da Redação. 7 ed. Porto Alegre: Sagra Editora e Editora, 1996.

PADRÃO, A. L. P.; FERRARO, M. L. A redação na história dos vestibulares da UFSC. In: FERRARO, M. L.; COELHO, I. L.; GORSKI, E. M.; RESE, M. C. F.; CASTELLI, M. A. de M. (organizadores). Experiência e Prática de Redação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, p. 13-18.

PORTUGUÊS – questão de redação. O Estado. Edição de segunda-feira. Florianópolis, ano 63, n. 18931, 9 jan. 1978 [jornal impresso, acervo RIC Record].

PROVA AZUL – Português: prova de redação. O Estado. Edição de segunda-feira. Florianópolis, ano 64, nº 19.281, 8 jan. 1979 [jornal impresso, acervo RIC Record].

RAFFIN, M. A noção de discurso em Michel Foucault. In: BUTTURI JUNIOR, A.; BRAGA, S.; SOARES, T. B. (org.). No campo discursivo: teoria e análise. 1 ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2020.

REDAÇÃO da UFSC é do tipo dissertação. Notícias da UFSC. UFSC. Florianópolis, 17 dez. 2001. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2001/12/redacao-da-ufsc-e-do-tipo-dissertacao/. Acesso em: 30 jul. 2023.

REVEL, J. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

RODRIGUES, S. Técnicas de redação. 92 ed. São Paulo: Academia Municipalista de Letras do Brasil, 1996.

SOARES, M. B.; CAMPOS, E. N. Técnicas de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

SOARES, M. B. Português na escola: História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.) Linguística da norma. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012, p. 141-161.

UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Concurso Vestibular para 1970. Edital de Inscrição. Florianópolis, 7 de novembro de 1969. In: O Estado. Florianópolis, ano 54, n. 16070, p. 7, 18 nov. 1969. Acervo Biblioteca Pública SC – Hemeroteca Digital Catarinense. Disponível em: https://hemeroteca2.cultura.sc.gov.br/DocReader/DocReaderMobile.aspx?bib=884120&pesq=Reda%C3%A7%C3%A3o%20UFSC%20vestibular%20&hf=hemeroteca.ciasc.sc.gov.br. [Ocorrência 7]. Acesso em: 12 maio 2023.

Published

2024-07-18

Issue

Section

Dossier