Práticas de análise linguística no ensino de língua materna: apresentação de uma proposta de elaboração de exercícios escolares para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e98579Palavras-chave:
Práticas de análise linguística, Exercícios escolares, Ensino de língua materna, Reflexão sobre a linguagem, SociointeracionismoResumo
Nas últimas décadas, o ensino de língua materna tem sido objeto de debates para rever posturas na promoção de práticas pedagógicas mais preocupadas com o desenvolvimento de diferentes letramentos. Muitos trabalhos e propostas didáticas foram desenvolvidos e, de certa forma, repercutiram na escola, principalmente no que se refere à leitura e escrita. Porém, notam-se ainda dificuldades em um trabalho com os conhecimentos linguísticos de modo mais aplicado ao uso social da linguagem, o que pode ser visto em diferentes materiais didáticos e, de modo especial, na prática de professores durante a elaboração e a aplicação dos chamados exercícios escolares. Assim, partindo de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, este artigo visa contribuir com o debate já existente a partir da apresentação de uma proposta de elaboração de exercícios escolares para a prática de análise linguística no ensino médio, em que se analisam fenômenos/elementos gramaticais e seus efeitos de sentido, sem destacar o uso de nomenclaturas ou classificações. Desenvolvidas assim, práticas de análise linguística contribuem na construção de sujeitos críticos que, na reflexão sistemática sobre a língua, desfrutam dos recursos da linguagem para atuar em seus diversos contextos histórico-sociais.
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