Narrativas escritas autobiográficas e a ressignificação das relações de sofrimento com a leitura e a escrita no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e99117

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Narrativa, Sofrimento, Letramento

Resumo

Ancorados numa perspectiva social e histórica, parte-se do pressuposto de que as práticas de leitura e escrita são dialógicas e que a constituição de leitores e de escritores dependem da qualidade das interações mediadas por e a partir da linguagem escrita. As condições de letramento, coletiva e singularmente, são estabelecidas continuamente como parte de uma orquestra que coloca em diálogo os sentidos, as vozes e os valores em um tempo e espaço determinados. A escola/universidade representa uma agência também de letramento, onde circulam discursos que objetivam a produção, reprodução e divulgação de conhecimentos acadêmicos. Objetiva-se, neste estudo, analisar as relações de “sofrimento” estabelecidas com a leitura e com a escrita por parte de acadêmicos, bem como discutir sobre as potencialidades das narrativas escritas bibliográficas na ressignificação de tais relações.  Tal estudo, de natureza qualitativa, foi realizado a partir da análise de relatos biográficos escritos por acadêmicos como documentos e como fontes para pesquisa. Evidenciou-se, nesta pesquisa, que as problemáticas e as superações dos acadêmicos, frente ao letramento acadêmico, ocorreram pelo reconhecimento do estatuto da palavra do outro e do fato da mesma requerer uma compreensão ativa e uma atitude responsiva-ativa. As narrativas reverberam a construção e a reconstrução de saberes que emergiram do encontro com a singularidade e com o outro. A linha de construção e de reconstrução desses saberes está ancorada aos processos de subjetivação e de autoconhecimento, considerando-se, nesse viés, os letramentos envolvidos nos percursos dos estudantes.

Biografia do Autor

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora da Universidade Tuiuti do Paraná

Sammia Klan Vieira, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Saúde da Comunicação Humana na Universidade Tuiuti do Paraná

Maria Alzira Leite, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora da Universidade Tuiuti do Paraná

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Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Dossiê | Narratologia e suas interfaces: Saúde e Educação