Acompanhamento educacional em ambiente hospitalar narratividade de professores na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e99486Palavras-chave:
Narratividade, Componente curricular, Acompanhamento educacional, Classes hospitalaresResumo
Este trabalho apresenta uma análise da inserção do componente curricular “Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar” na formação inicial de professores nas Licenciaturas de Letras Inglês e Letras Libras, numa universidade pública no semiárido brasileiro. A pesquisa, de cunho qualitativo, se caracteriza como um estudo de caso e analisa o impacto desse componente na formação inicial de professores, com base na narratividade de seis estudantes sobre suas experiências na referida disciplina. No percurso metodológico, situamos o contexto em que se desenvolveu a pesquisa. Em seguida, destacamos as noções de formação inicial, cenário, acompanhamento e narratividade. As análises mostram que o componente curricular estudado é fundante na formação de futuros professores. Concluimos que para além da docência em ambiente hospitalar, o encontro com o acompanhamento educacional em classes hospitalares torna futuros professores mais autônomos para partilhar saberes em espaços de aprendizagens e de ensino.
Palavras-Chave: Narratividade; Componente curricular; Acompanhamento educacional; Classes hospitalares; Agentividade.
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