Linguagem e formação de conceitos: uma leitura a partir da escola de Vigotski

Autores

  • Antonio Dário Lopes Júnior Universidade Estadual do Ceará
  • Betânea Moreira de Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n2p4895

Resumo

O presente estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado que objetivou evidenciar, dentro da obra de Vigotski, a importância conferida à linguagem no processo da formação de conceitos. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos principais. No primeiro, ao retomar o legado marxiano do autor, apresenta-se o papel desempenhado pelas categorias trabalho e linguagem para o processo de formação da consciência. Tal discussão se faz necessária para abordar, no segundo momento, as características da linguagem e como se dá o processo de formação dos conceitos. Tal reflexão servirá de base para sinalizar, à luz da teoria de Vigotski, a importância do professor e da escola no processo de humanização do homem.

 

Biografia do Autor

Antonio Dário Lopes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará

 

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Pedagogia. Formada em Psicologia, com doutorado em Educação e pós-Doutorado em Psicologia Social.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Psicologia. Formada em Pedagogia, com doutorado em Educação e pós-Doutorado em Psicologia Social.

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Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Artigo