Práticas multimodais exploradas em uma unidade didática desenvolvida em um programa de formação continuada multiletrada no/para o contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e73979

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir em que medida e de que maneira as atividades, produzidas para uma unidade didática em um programa de formação continuada, exploram a multimodalidade, particularmente o papel dado às imagens na constituição das atividades. Levamos em consideração que o termo multiletramentos refere-se a dois grandes aspectos de produção de sentido: a) a diversidade social, que parte das culturas, referência e contexto do aluno; b) a multimodalidade, no qual os multiletramentos se caracterizam pelo uso e pelo trabalho com as tecnologias, mídias, gêneros e linguagens usadas nestes contextos (KALANTZIZ; COPE, 2012). Para a análise dos textos não verbais explorados nas atividades, levamos em consideração as categorias analíticas propostas pela Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS;VAN LEEUWEN, 2006). Os resultados indicam que os enunciados das atividades exploram as imagens, e estas assumem um papel coadjuvante importante no processo de construção dos multiletramentos proposto pela unidade didática.

Biografia do Autor

Vanessa Severo Trivisiol, Universidade Federal de Santa Maria (USFM)

É Licenciada em Letras - Habilitação Inglês e Literaturas de Língua Inglesa (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Letras Português-Inglês pela Universidade Franciscana (2019). Mestre em Estudos Linguísticos pela UFSM (2017) e Doutoranda em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Seus interesses de pesquisa envolvem temas relacionados à Formação de Professores, Multiletramentos, Pesquisa Colaborativa, Educação de Jovens e Adultos e Material didático.

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É Coordenadora pedagógica  do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 2009. É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.

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Publicado

2021-09-10

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Artigo