A argumentação como ferramenta dialógica no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa no contexto da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e78757

Palavras-chave:

formação de professores, Ações argumentativas, Processo colaborativo

Resumo

Este artigo  tem como objetivo descrever e analisar a dimensão epistêmico-argumentativa do processo estabelecido entre mediadora e dois professores durante o desenvolvimento de uma formação pedagógica para professores de Língua Inglesa atuantes no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação abordou a prática docente do professor de línguas, a construção de práticas colaborativas e a produção de unidades didáticas embasadas na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS et al., 2016).  Sessões reflexivas foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. A análise da transcrição do discurso dos professores se deu por meio de ações epistêmico-argumentativas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E), da UFSM. Identificamos uma orientação à construção do pensamento crítico e reflexivo dos participantes, ampliando possibilidades de avançar na compreensão da abordagem dos multiletramentos. A dimensão epistêmico-argumentativa, além de possibilitar a colaboração entre os pares, também auxiliou na transformação de conceitos teóricos e práticos e, consequentemente, na reconfiguração da prática pedagógica dos participantes.

Biografia do Autor

Maísa Helena Brum, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | Campus Sertão

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É licenciada em Letras Inglês e Letras Português/Respectivas Literaturas pela UFSM. Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM e como professora do Núcleo de Línguas da UFSM (Programa Idiomas sem Fronteiras). Seus interesses de pesquisa envolvem temas relacionados à Pesquisa Colaborativa, Formação de Professores, Multiletramentos e Ensino de Língua Inglesa.

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Publicado

2022-05-19

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Seção

Artigo