Lindo de morrer, lindo de viver: integração conceptual, metáfora e humor
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e100251Palavras-chave:
Integração Conceptual, Metáfora Conceptual, Gramática do Design Visual, Propaganda, HumorResumo
Analisa-se uma propaganda da Sinaf Seguros (organização empresarial sediada no Rio de Janeiro), postada em 1º de março de 2019, composta pela imagem do Pão de Açúcar e da Enseada de Botafogo, metonimicamente usada em cartões postais para representar o Rio de Janeiro, e pela expressão lindo de morrer, ambas empregadas como estratégia de venda de seguros de vida. Essa expressão é antecedida por “Parabéns, Rio” e sucedida por “Falando nisso...”, por sua vez, seguida da logomarca da Sinaf. Com base na abordagem descritivo-exploratória, foram tomadas como arcabouço as teorias da Metáfora Conceptual Estendida (Kövecses, 2020) e da Integração Conceptual (Fauconnier;Turner, 2002), entre outros conceitos da Semântica Cognitiva (SC), teorias sobre produção de humor e os recursos descritivos para produções multimodais da Gramática do Design Visual (Kress;Van Leeuwen, 2001, 2006). Postula-se uma composição visual estruturada em um tríptico vertical, cuja conceptualização revela as metáforas contextualizadas sinaf é trajetória segura e sinaf/rio é pessoa.
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