Construção da linguagem/língua a partir de intra-ações em aulas de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2025.e106539Palavras-chave:
Pós-humanismo Crítico, práticas socio(discursivo)materiais, educação linguísticaResumo
O objetivo deste artigo é discutir alguns eventos de uma experiência em educação linguística, à luz de uma perspectiva pós-humanista crítica. No segundo semestre de 2019, seis estudantes participaram de aulas de inglês lecionadas pela primeira autora em uma escola de idiomas privada em Goiânia, uma capital da região Centro-Oeste do Brasil. Esse curso gerou o material empírico para a sua tese de doutorado. Os argumentos apresentados neste trabalho estão ancorados em concepções de linguagem/língua como prática sociomaterial. Assim, buscamos não apenas expandir, mas reconfigurar compreensões sobre a língua e o que ela envolve, especialmente no contexto da sala de aula, ao romper com a relação humanista e antropocêntrica entre seres humanos e linguagem/língua. Este estudo caracteriza-se como uma perguntação pós-qualitativa, não pauteando-se por métodos, abordagens ou procedimentos. Em vez disso, essa perspectiva deleuzo-guattariana opera por meio de conceitos, os quais atravessam as/os pesquisadoras/es, redirecionando seus pensamentos e ações. Embora a geração do material empírico tenha envolvido diversos aparatos, considerando o espaço limitado e a necessidade de aprofundamento da discussão, trazemos para este estudo apenas alguns deles. Informações oriundas de um questionário inicial são mencionadas e algumas notas de campo são apresentadas, no entanto, a análise concentra-se principalmente nas intra-ações em sala de aula com as/os estudantes participantes do estudo, as quais foram registradas em vídeo, acompanhadas por imagens-movimento que buscam oferecer uma melhor visualização dos cortes agenciais mobilizados neste artigo. Ao abordar entendimentos de língua/linguagem, nosso intuito é evidenciar como recursos semióticos, especialmente performances corporais, constroem sentidos em paisagens localizadas e situadas, permeadas por práticas material-discursivas.
Referências
BLOMMAERT, J.; MAKOE, P. Class in class: ideological processes of class in desegregated classrooms in South Africa. In: QINGSHENG, Z.; JIE, D. (ed.). Language change and ecology. Beijing: Intellectual Property Press, 2012. p. 111-129.
BARAD, K. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham: Duke University Press, 2007.
BARTOSCH, R.; HOYDIS, J. Introduction: teaching otherwise? Towards posthuman(ist) pedagogical practice. In: BARTOSCH, R.; HOYDIS, J. (ed.). Teaching the posthuman. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2019. p. 7-23.
BASTOS, P. A. L. et al. Ensinando para a incerteza da comunicação: o desafio de distanciar a educação linguística e a formação docente das ideologias modernas de língua. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A.; FREITAS, C. C. (ed.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. p. 25-46.
BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Embodied sociolinguistics. In: COUPLAND, N. (ed.). Sociolinguistics: theoretical debates. Cambridge: Cambridge University Press, 2016. p. 173-197.
CAMIRÉ, M. Moving/Flowing through urban landscapes: material-performative pedagogies as attunement to our more-than-human existence. 3rd Pre-lecture workshop at 2024-25 Postqualitative Inquiry Lecture Series, 2024. Qual Lab, Mary Frances Early College of Education, University of Georgia, Georgia, Nov. 4, 2024.
CANAGARAJAH, S. Materializing ‘competence’: perspectives from international STEM scholars. The Modern Language Journal, Hoboken, v. 102, n. 2, p. 268-291, 2018a.
CANAGARAJAH, S. Translingual practice as spatial repertoires: expanding the paradigm beyond structuralist orientations. Applied Linguistics, Oxford, v. 39, n. 1, p. 31-54, 2018b.
DAIGLE, C. Posthuman vulnerability. In: Posthuman Forum “The Philosophical and Political Implications of Covid19 and the Posthuman”, 4 June 2020, 40:47-45:45. YouTube: Francesca Ferrando. Retrieved from: https://youtu.be/wE2Vx3Mzql8. Access on: 28 Apr. 2021.
DAIGLE, C.; HAYLER, M. Introduction: theory into praxis. In: DAIGLE, C.; HAYLER, M. (ed.). Posthumanism in practice. London: Bloomsbury Publishing, 2023. p. 1-13.
DE LA FUENTE, J. et al. When you think about it, your past is in front of you: how culture shapes spatial conceptions of time. Psychological Science, Newcastle, v. 25, n. 9, p. 1682-1690, 2014.
DELEUZE, G. Cinema 1: the movement-image. Trans.: H. Tomlinson and B. Habberjam. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1986.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. What is philosophy? Trans.: H. Tomlinson and G. Burchell III. New York: Columbia University Press, 1994.
FINNEGAN, R. Where is language?: an anthropologist’s questions on language, literature and performance. London: Bloomsbury, 2015.
FOUCAULT, M. The subject and power. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. (ed.). Michel Foucault: beyond structuralism and hermeneutics. Chicago: University of Chicago Press, 1983. p. 208-226.
HARAWAY, D. J. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham/London: Duke University Press, 2016.
JACKSON, A.; MAZZEI, L. Ontological writing: unleashing becomings. 4th Pre-lecture workshop at 2024-25 Postqualitative Inquiry Lecture Series, 2025. Qual Lab, Mary Frances Early College of Education, University of Georgia, Georgia, Jan. 13, 2025.
JONES, S. R. Introduction. In: ST. PIERRE, E. A. 2024-25 Postqualitative Inquiry Lecture Series: six public lectures by Professor Elizabeth A. St. Pierre, 2025. Qual Lab, Mary Frances Early College of Education, University of Georgia, Georgia, Mar. 2025.
JORDÃO, C. M. O lugar da emoção na criticidade do letramento. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. (ed.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 58-66.
MACLURE, M. Inquiry as divination. Qualitative Inquiry, New Castle, v. 27, n. 5, 502-511, 2021.
MACLURE, M. Ambulant methods and rebel becomings: reanimating language in post-qualitative inquiry. Qualitative Inquiry, New Castle, v. 29, n. 1, p. 212-222, 2023.
MACLURE, M. The child in theory: putting postfoundational concepts to work in early childhood research. 6th Pre-lecture workshop at 2024-25 Postqualitative Inquiry Lecture Series, 2025. Qual Lab, Mary Frances Early College of Education, University of Georgia, Georgia, Mar. 17, 2025.
MANNING, E. Wondering the world directly – or, how movement outruns the subject. Body & Society, Newcastle, v. 20, n. 3-4, 162-188, 2014.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Educação linguística: repensando os conceitos de língua e linguagem. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. (ed.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019b. p. 244-258.
MUNDURUKU, D. Tempo, tempo, tempo. Histórias indígenas, 2017. p. 1-6. Retrieved from: https://historiasindigenas.wordpress.com/wp-content/uploads/2017/08/3-daniel-munduruku.pdf. Access on: Mar. 23, 2025.
MUNDURUKU, D. Modo não indígena de pensar futuro é alienante, diz Daniel Munduruku. Interviewed by Alex Rodrigues. Agência Brasil, Apr. 17, 2024. Retrieved from: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-04/modo-nao-indigena-de-pensar-futuro-e-alienante-diz-daniel-munduruku. Access on: Mar. 23, 2025.
NÚÑEZ, R. E.; SWEETSER, E. With the future behind them: convergent evidence from Aymara language and gesture in the crosslinguistic comparison of spatial construals of time. Cognitive Science, Hoboken, v. 30, n. 3, p. 401-450, 2006.
OGDEN, R. Why the future might not be where you think it is. The Conversation, Nov. 13, 2023. Retrieved from: https://theconversation.com/why-the-future-might-not-be-where-you-think-it-is-216861. Access on: Mar. 23, 2025.
PENNYCOOK, A. Posthumanist applied linguistics. London/New York: Routledge, 2018.
PENNYCOOK, A.; OTSUJI, E. Metrolingualism: language in the city. London: Routledge, 2015.
PESSOA, R. R. Conversa com Rosane Rocha Pessoa. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Ponte Editores, 2013. p. 299-306.
PESSOA, R. R. A critical approach to the teaching of English: pedagogical and identity engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 353-372, 2014.
PESSOA, R. R. Movimentos críticos de uma prática docente. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE-MOR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 185-198.
PESSOA, R. R.; URZÊDA-FREITAS, M. T. Challenges in critical language teaching. TESOL Quarterly, v. 46, n. 4, p. 753-776, 2012.
PESSOA, R. R.; URZÊDA-FREITAS, M. T. Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 133-156, 2016.
PESSOA, R. R.; URZÊDA-FREITAS, M. T. Digging up our stones of shame: English language education and memories of Brazil's violent past. In: TAVARES, V. (org.). Social justice, decoloniality, and Southern epistemologies within language education: theories, knowledges, and practices on TESOL from Brazil. London: Routledge, 2023. p. 13-34.
RAMEY, J. A. The hermetic Deleuze: philosophy and spiritual ordeal. Durham: Duke University Press, 2012.
REZENDE, T. F. et al. Por uma postura decolonial na formação docente e na educação linguística: conversa com Tânia Rezende. Gláuks: Revista de Letras e Artes, Viçosa, v. 20, n. 1, p. 15-27, 2020.
SABOTA, B. Do meu encontro com a educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE-MOR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 59-68
SABOTA, B. The roads we take: o percurso didático como proposta para construir aulas de inglês por caminhos crítico-decoloniais. Domínios de Lingu@gem, Uberlâdia, v. 19, n. 1, p. 1-27, 2025.
SABOTA, B.; FRANK, H. Language education as a locus of struggle, support, and respect: decolonial praxiologies from the Goiano Cerrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 62, n. 72, p. 1-23, 2024.
SABOTA, B.; SILVEIRA, V.; SOUSA, L. P. Q. Vozes da memória: leituras literárias como geradoras de discussões sobre/com/a partir de corpovivências em aulas de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 1-21, 2025.
SCHEIFER, C. L. Pela (re)afirmação do espaço na e para além da Linguística Aplicada: apontamentos teóricos e empírico-metodológicos. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 31, n. 4, p. 223-252, 2015.
SILVA-MELLO, C. M. et al. Linguagens etéreas: interpelações para a Linguística Aplicada Crítica desde o Sul Global. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas. v. 65, n. 1, p. 1-16, 2025.
SILVESTRE, V. P. V.; SABOTA, B.; PEREIRA, A. L. Seeing otherwise: decolonial efforts in the resignification of the English language teaching practicum. In: EGIDO, A. A.; BROSSI, G. C. (ed.). Applied linguistics in the Global South: ethical human relations within and beyond academia. London: Lexington Books, 2025. p. 75-91.
SNAZA, N. et al. Toward a posthumanist education. Journal of Curriculum Theorizing, Indianapolis, v. 30, n. 2, p. 39-55, 2014.
SOUSA, L. P. Q. Reflexões sobre educação crítica de língua inglesa: uma pesquisa colaborativa de formação docente em uma escola de idiomas. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
SOUSA, L. P. Q. A posthumanist perspective on an English course at a private language school. 2022. 294 p. Doctoral dissertation (Letters and Linguistics) – College of Letters, Federal University of Goiás, Goiânia, 2022.
SOUSA, L. P. Q.; LIMA NETO, L. M. Reflexões e (des/re)construções a partir de experiências de (trans)formação docente com Rosane Pessoa. In: SILVESTRE, V. P. V. et al. (ed.). Movimentos críticos em educação linguística: um gesto de afeto e gratidão a Rosane Rocha Pessoa. São Paulo: Pá de Palavra, 2022. p. 83-97.
SOUSA, L. P. Q.; PESSOA, R. R. Humans, nonhuman others, matter and language: a discussion from posthumanist and decolonial perspectives. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 2, p. 520-543, 2019.
SOUSA, L. P. Q.; PESSOA, R. R. Reflections on a language teacher education praxis from a posthumanist viewpoint. In: DAIGLE, C.; HAYLER, M. (ed.). Posthumanism in practice. London: Bloomsbury Publishing, 2023a. p. 198-211.
SOUSA, L. P. Q.; PESSOA, R. R. Lançando o olhar para a Educação Linguística a partir de intersecções entre a Cosmopolítica e o Pós-humanismo: assemblagens epistêmicas e semióticas. In: SEVERO, C.; BUZATO, M. E. K. (ed.). Cosmopolítica, humanos e não-humanos e o papel da linguagem. São Paulo: Pontes, 2023b. p. 164-181.
SOUSA, L. P. Q.; SILVA, I. A.; SABOTA, B. Pesquisa pós-crítica e perspectiva pós-qualitativa: convergências e divergências. In: SILVESTRE, V. P. V.; PESSOA, R. R. (org.). Pesquisa enredada: insurgência(s) metodológica(s) em educação linguística crítica, em desenvolvimento.
ST. PIERRE, E. A. Refusing human being in humanist qualitative inquiry. In: DENZIN, N. K.; GIARDINA, M. G. (ed.). Qualitative inquiry and the global crises. Walnut Creek: Left Coast Press, 2011. p. 40-55.
ST. PIERRE, E. A. Postqualitative inquiry. Keynote lecture at the Australian Association of Research in Education. New Zealand Association for Research in Education Brisbane, 2 Dec. 2014. p. 1-31. Retrieved from: https://www.aare.edu.au/assets/documents/Elizabeth-Adams-St.-Pierre-pptpresentationv1.pdf. Access on: 11 Aug. 2020.
ST. PIERRE, E. A. Post qualitative inquiry in an ontology of immanence. Qualitative Inquiry, New Castle, v. 25, n. 1, p. 3-16, 2019.
ST. PIERRE, E. A. The lure of the new and the hold of the dogmatic. Qualitative Inquiry, v. 27, n. 5, p. 480-490, 2021.
ST. PIERRE, E. A. 2024-25 Postqualitative Inquiry Lecture Series: six public lectures by Professor Elizabeth A. St. Pierre. Qual Lab, Mary Frances Early College of Education, University of Georgia, Georgia, Mar. 2025.
URZÊDA-FREITAS, M. T.; PESSOA, R. R.; BORELLI, J. D. V. P.; SILVESTRE, V. P. V. From swords and bullets to radical movements of life: language education and the discontents of civilization. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 1-17, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
