O discurso de formandos do curso de Letras: “Falta coesão, falta coerência no texto de uma menina de 10 anos!”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n4p444Resumo
Nosso intuito neste artigo é discutir as formas de manifestação dos conceitos de coesão e coerência textuais em textos produzidos por formandos do curso de Letras de universidades brasileiras. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem apoia-se no conceito de dialogismo e no conceito de heterogeneidade(s) enunciativa(s). Partimos do pressuposto de que o discurso dos formandos é constitutivamente heterogêneo, fato que pode ser captado na superfície textual por meio de marcas relacionadas com o conceito de heterogeneidade mostrada marcada. Como resultado, constatamos que os posicionamentos discursivos dos formandos revelam formações discursivas ligadas ao discurso didático e pedagógico, marcado, em geral, por uma atitude prescritivo-normativa, e que as referências à coesão e à coerência textuais indiciam noções diversas, ancoradas numa concepção tradicional de linguagem.
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