(Im)possibilidades enunciativas sobre a língua inglesa no discurso publicitário de institutos de idiomas

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria de Fátima Fonseca Guilherme Universidade Federal de Uberlândia
  • Nathália Gontijo da Costa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2349

Resumo

Este trabalho, fundamentado na interface dos estudos da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso pecheutiana e de concepções bakhtinianas de linguagem, visa analisar o funcionamento discursivo de enunciados sobre a língua inglesa em websites de institutos de idiomas. Nosso gesto de interpretação em relação ao corpus busca investigar como o discurso capitalista empresarial se imbrica ao discurso do empoderamento e da motivação de forma a apagar e silenciar uma discursividade empresarial por meio da inscrição em uma formação discursiva didático-pedagógica, criando, assim, o efeito de que a preocupação principal dos institutos reside em questões educacionais.

Biografia do Autor

Cristiane Carvalho de Paula Brito, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.

Maria de Fátima Fonseca Guilherme, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Nathália Gontijo da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigo