Sadias diretrizes para rapazes do Dr. Haroldo Shryock: uma analítica da imagem em discurso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n2p2962Resumo
Sob a perspectiva da Análise do Discurso de orientação franco-brasileira, em especial a partir da teoria foucaultiana, objetiva-se compreender como se constitui o objeto do discurso “virilidade” em manual da década de sessenta O môço e seus problemas, do Dr. Shryock (1969), estabelecendo relação com anúncios de campanha publicitária contemporânea da empresa de telefonia móvel Oi e dois posts de páginas de site de relacionamento Facebook, cujos padrões de elementos repetíveis em termos de iconografia do corpo (posturas, gestos, olhares) desvelam efeitos de verdade e de poder sobre o que é ser homem “de verdade”. Conjectura-se que a construção da virilidade, vinculada ao domínio médico, perpassa a apreciação moral (e religiosa) sobre condutas modelares de corpos em vigília, estabelecendo regimes de exclusão de toda sorte que fazem reverberar (regidos por dispositivo da tradição) efeitos de verdade segundo os quais masculinidade é sinônimo de dominância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.