Performances discursivas de uma “Bixa Travesty”: sobre corpo, gênero e identidade em Linn da Quebrada

Autores

  • Danillo da Conceição Pereira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-5879-5999
  • Emilly Silva dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3627

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo oferecer uma reflexão teórico-analítica acerca das conexões entre corpo, gênero e identidade, a partir de uma visada performativa e queer de linguagem, conforme perspectivas da Linguística Aplicada Indisciplinar. Para tanto, além das discussões teóricas realizadas, analisamos três performances discursivas da artista e ativista social Linn da Quebrada, em entrevista concedida à revista brasileira Cult, em agosto de 2017. Em consequência do percurso empreendido, argumentamos que a desessencialização das referidas concepções se torna fundamental para desestabilizar efeitos de verdade excludentes construídos, tensionados e contestados na/pela linguagem, além de fomentar sua potencialidade na aliança com ativismos sociais e acadêmicos engajados em favor das diferenças identitárias na modernidade recente.

Biografia do Autor

Danillo da Conceição Pereira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Doutorando e Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Desenvolve pesquisas que problematizam as relações entre linguagens, identidades e marcadores sociais da diferença, com ênfase nas questões de gênero, sexualidade, violências e direitos humanos. E-mail: danillosh@gmail.com.

Emilly Silva dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Letras, Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Possui interesse em pesquisas que investiguem as relações entre linguagem e gênero nas mídias digitais e nas práticas de ensino-aprendizagem. E-mail: emillys@live.com.

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigo