Internacionalização no ensino superior: (des)vantagens e desafios no contexto de universidade estadual do Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72034

Resumo

A internacionalização no Ensino Superior está em processo de compreensão da sua significação na voz dos participantes da pesquisa de numa universidade estadual do sul do Brasil. Os participantes informam as (des)vantagens e desafios do processo de internacionalização por meio da oferta de disciplinas em inglês na matriz curricular. A geração de dados ocorreu a partir da análise de entrevistas e questionários com base qualitativa e quantitativa de pesquisa. A interpretação dos dados mostra as vantagens, desvantagens, desafios da internacionalização por meio do Inglês como meio de Instrução (English as a medium of instruction (EMI) e também do domínio da língua na perspectiva do falante não-nativo do inglês. Os dados completos e análise constam no Relatório pós-doutoral realizado na Universidade Federal do Paraná, no período de maio de 2018 a julho de 2019. Neste artigo será apresentada uma síntese do estudo sobre as vantagens, desvantagens e desafios do processo de internacionalização tendo como foco principal o EMI.

Biografia do Autor

Édina Aparecida Cabral Bührer, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora lotada no Departamento de Letras desde 1997, no campus de Irati. Trabalha com Estágio Supervisionado em Língua Inglesa, Língua Inglesa, Estudos Linguísticos e Linguística Aplicada.

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Publicado

2021-04-06