Elementos para o estudo da família léxica de foder à luz da semântica cognitiva sócio-histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e75999

Resumo

Apresentam-se resultados de um estudo que objetivou compreender como dimensões da linguagem atuam na geração da família derivativa formada a partir da categoria foder. O estudo norteou-se por pressupostos da Linguística Cognitiva e da Linguística Histórica, realizou discussões interdisciplinares, a partir dos aportes da Semântica Cognitiva Sócio-histórica e, também, da Teoria da Complexidade, de modo que dialogou com autores como Booij (2017), Capra (1996) e Mattos e Silva (2008). No tocante à metodologia, o estudo foi desenvolvido através da abordagem qualitativa do corpus, formado por posts do Twitter, teve natureza exploratória, descritiva, interpretativa, histórica, comparativa e buscou compreender as ocorrências do corpus no contexto de uso, já que procurou descrever e entender seu uso e funcionamento. Concluído o trabalho, constatou-se que as novas categorias criadas com [[FODER]V X]Y podem ser polissêmicas e autoantonímicas e que a seleção metonímica atua na criação desse léxico.

Biografia do Autor

A. Ariadne Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-doutora em Linguística (UNEB-PNPD-CAPES). Professora associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), atuando na sua Graduação em Letras e no seu Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC). Coordenadora o Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), associado ao Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). Atualmente, exerce a função de vice-coordenadora do PPGLinC do ILUFBA. Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: sistemas adaptativos complexos; história do sistema conceptual; categorização, conceptualização, metáforas, metonímias e multimodalidade. Organizou coletâneas e escreveu artigos que constam de livros e periódicos. Orienta estudos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Natival Almeida Simões Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia. Fez mestrado na mesma área desse mesmo programa. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Está como professor substituto na Universidade Estadual de Feira de Santana. Integra o Programa Para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), realizando pesquisas sobre morfologia, léxico, antroponímia e semântica. É pesquisador vinculado aos seguintes projetos: (i) Dicionário de nomes em uso no Brasil, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Juliana Soledade (UFBA/UnB); (ii) Estudos léxico-semânticos do português arcaico - origem, constituição e funcionamento, coordenado também pela Prof.ª Dr.ª Juliana Soledade; (iii) Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (XVI-XX), coordenado pelas professoras doutoras Mariana Fagundes Lacerda (UEFS) e Zenaide Carneiro (UEFS); (iv) Estudos lexicais no acervo de Eulálio Motta, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS). Atuou na organização das coletâneas Dez leituras sobre o léxico (EDUNEB, 2019), Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudos (EDUNEB, 2018) e Redes lexicais: descrições, análises e histórias (Editora Mares, 2016). É autor de artigos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais. 

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2022-05-19

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Artigo