As competências virtuais individuais desenvolvidas pela graduação a distância em um curso de administração: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p90Resumo
O presente trabalho descreve a percepção de alunos de graduação quanto ao desenvolvimento de competências virtuais individuais – CVI no curso de administração modalidade Educação a Distância – EaD da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, a pesquisa foi conduzida dentro de uma abordagem fenomenológica e pode ser caracterizada como quali-quanti, aplicada e descritiva. Realizada num estudo transversal e compreendida como um estudo de caso. Utilizou se entrevistas semi-estruturadas e levantamento (surveys), o qual foi composto por questionário com perguntas fechadas e respostas em escala likert. Os dados foram tratados de forma a analisar a contribuição do curso de administração EaD para o desenvolvimento das CVIs. Foi utilizado o modelo de Wang e Haggert (2011) como base para a verificação dos componentes constituintes do construto CVI, a saber: autoeficácia virtual, habilidade com mídia virtual e habilidade social virtual. A partir deste modelo houve um levantamento das principais CVIs demandas para o profissional de administração. Os resultados preliminares apontam que o curso contribui para o desenvolvimento das CVIs. No entanto, o estímulo para que os alunos trabalhem em conjunto de forma virtual tem sido maior por parte dos colegas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).