As competências virtuais individuais desenvolvidas pela graduação a distância em um curso de administração: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores/as

  • Ariane Rodrigues Pereira Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p90

Resumen

O presente trabalho descreve a percepção de alunos de graduação quanto ao desenvolvimento de competências virtuais individuais – CVI no curso de administração modalidade Educação a Distância – EaD da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, a pesquisa foi conduzida dentro de uma abordagem fenomenológica e pode ser caracterizada como quali-quanti, aplicada e descritiva. Realizada num estudo transversal e compreendida como um estudo de caso. Utilizou se entrevistas semi-estruturadas e levantamento (surveys), o qual foi composto por questionário com perguntas fechadas e respostas em escala likert. Os dados foram tratados de forma a analisar a contribuição do curso de administração EaD para o desenvolvimento das CVIs. Foi utilizado o modelo de Wang e Haggert (2011) como base para a verificação dos componentes constituintes do construto CVI, a saber: autoeficácia virtual, habilidade com mídia virtual e habilidade social virtual. A partir deste modelo houve um levantamento das principais CVIs demandas para o profissional de administração. Os resultados preliminares apontam que o curso contribui para o desenvolvimento das CVIs. No entanto, o estímulo para que os alunos trabalhem em conjunto de forma virtual tem sido maior por parte dos colegas.

Biografía del autor/a

Ariane Rodrigues Pereira, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Mestre em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública - Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP/UFSC (2013) e Graduada em Administração (2009). Possui experiência profissional na área de planejamento e controle de produção PCP e em logística inbound - nacional e internacional. Realizou consultorias com ênfase em diagnóstico organizacional e estabelecimento de processos. Possui artigos publicados em periódicos nacionais, bem como em diversos congressos internacionais. É autora de livros-textos e apostilas para educação a distância na área de administração, recursos humanos e gestão da inovação. Interesses em temas de pesquisa: gestão da inovação, organizações virtuais e gestão pública. Professora da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é diretor operacional da FEPESE e Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Publicado

2015-05-13

Número

Sección

Artigos