Individual virtual competences developed by a distance education business administration course: the case of Universidade Federal de Santa Catarina

Authors

  • Ariane Rodrigues Pereira Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p90

Abstract

This paper presents the perceptions of undergraduate students in regards to the individual virtual competence – CVI development. This study occurred in a business administration distance education course at Universidade Federal de Santa Catarina. Hence, the research was carried out according to the phenomenological approach and can be characterized as qualitative and quantitative, furthermore as applied and descriptive. It is a cross-sectional study, comprised by a case study. The data treatment was done by means of analyze CVI´s development. In order to do so it was used the following research categories: virtual self-efficacy - VSE; virtual social ability - VSA; and, virtual media ability - VMA, that are developments that make up the construct Individual Virtual Competence - IVC as proposed by Wang and Haggerty (2011). Furthermore it was analyzed the virtual competences that are the most wanted by managers. The result shows that the course has done contributions to the IVC´s development. However, the stimulus for students to work together in virtual form has been higher from colleagues than by an institutional guideline.

Author Biographies

Ariane Rodrigues Pereira, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Mestre em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública - Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP/UFSC (2013) e Graduada em Administração (2009). Possui experiência profissional na área de planejamento e controle de produção PCP e em logística inbound - nacional e internacional. Realizou consultorias com ênfase em diagnóstico organizacional e estabelecimento de processos. Possui artigos publicados em periódicos nacionais, bem como em diversos congressos internacionais. É autora de livros-textos e apostilas para educação a distância na área de administração, recursos humanos e gestão da inovação. Interesses em temas de pesquisa: gestão da inovação, organizações virtuais e gestão pública. Professora da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é diretor operacional da FEPESE e Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Published

2015-05-13

Issue

Section

Artigos