Escolha de cursos de pós-graduação lato sensu e os seus fatores determinantes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p219Resumo
A profissionalização do ramo educacional faz com que as IES (Instituições de Ensino Superior) busquem informações sobre atratividade de seus cursos, ou seja, quais fatores são determinantes para a escolha desta Instituição. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar quais os fatores determinantes na escolha dos alunos por cursos de pós-graduação lato sensu de uma instituição de ensino superior. Para atender ao objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em uma instituição de ensino superior de Vitória- Espírito Santo, por meio da aplicação de um questionário a 210 estudantes no seu primeiro dia de aula na pós-graduação. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e multivariada. Os principais resultados, que contribuem positivamente para a atratividade da IES, estão relacionados a fatores como: estrutura da instituição de ensino superior, por exemplo, segurança do campus e o local de refeição; atualização do curso, professores com vivência no mercado do trabalho e atualização das disciplinas do curso; e motivos pessoais, como a localização da instituição. Estes fatores pode ser um importante indicador para as IES que oferecem curso d pós-graduação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).