Escolha de cursos de pós-graduação lato sensu e os seus fatores determinantes

Autores

  • Amire Tauil Fucape Business School
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p219

Resumo

A profissionalização do ramo educacional faz com que as IES (Instituições de Ensino Superior) busquem informações sobre atratividade de seus cursos, ou seja, quais fatores são determinantes para a escolha desta Instituição. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar quais os fatores determinantes na escolha dos alunos por cursos de pós-graduação lato sensu de uma instituição de ensino superior. Para atender ao objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, em uma instituição de ensino superior de Vitória- Espírito Santo, por meio da aplicação de um questionário a 210 estudantes no seu primeiro dia de aula na pós-graduação. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e multivariada. Os principais resultados, que contribuem positivamente para a atratividade da IES, estão relacionados a fatores como: estrutura da instituição de ensino superior, por exemplo, segurança do campus e o local de refeição; atualização do curso, professores com vivência no mercado do trabalho e atualização das disciplinas do curso; e motivos pessoais, como a localização da instituição. Estes fatores pode ser um importante indicador para as IES que oferecem curso d pós-graduação.

Biografia do Autor

Amire Tauil, Fucape Business School

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha (2003) e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (2013). Atualmente é professora da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas e professora da Faculdade do Sul da Bahia.

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School, é doutor em Administração para Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal - 2010), possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET/PR (1993), especialização em Administração pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007). Atua nos seguintes temas: Marketing de Serviços, Inovação e Estratégia. É coordenador do Centro de Estudos em Marketing e Estratégia da FUCAPE Business School. Pertence ao Comitê Científico da Rome Business School. É pesquisador convidado do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, centro de pesquisa da UBI. É pesquisador associado e presidente no Brasil da International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM). É editor chefe da Brazilian Business Review (BBR).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos