Planejamento estratégico como ferramenta de gestão no ensino superior: estudo de caso na Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT

Marisa Claudia Jacometo Durante, Paulo Renato Foletto, Adriana dos Reis Silva, Nelso Antonio Bordignon

Resumo


As Instituições de Ensino Superior Privada encontram-se em um ambiente de expansão, portanto, de ampla concorrência. Por outro lado, possuem diferença significativa dos demais ramos de negócio, pois são proprietárias do capital investido para gerir a atividade, mas não detentoras do produto que ‘comercializam’, ou seja, a educação. Assim esse estudo teve como objetivo geral analisar o Planejamento Estratégico (PE) como ferramenta de gestão capaz de apoiar a administração da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde na tomada de decisão. De modo específico buscou-se: a) Analisar o resultado da execução do PE do ano 2012; b) Verificar as estratégias obtidas através das quatro perspectivas do BSC adotadas pelo grupo gestor para o ano de 2013. Para tanto, o desenho metodológico optou pela pesquisa qualitativa, descritiva e documental, sendo o objeto de estudo o PE da IES 2012 e 2013. Os principais resultados indicam que a partir da implantação do PE como ferramenta de gestão a instituição apresentou crescimento e se fortaleceu no mercado. Constatou-se que o PE possibilitou uma visão ampla dos seus pontos positivos e negativos, onde se tornou possível aperfeiçoar e implantar alguns projetos e processos, o que proporcionou melhorias para a IES.

 


Palavras-chave


Planejamento Estratégico. Gestão. Instituição de Ensino Superior.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, ISSN 1983-4535, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista GUAL, encaminhe um e-mail para revistagual@gmail.com.

 This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.