Planejamento estratégico como ferramenta de gestão no ensino superior: estudo de caso na Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n3p59Resumo
As Instituições de Ensino Superior Privada encontram-se em um ambiente de expansão, portanto, de ampla concorrência. Por outro lado, possuem diferença significativa dos demais ramos de negócio, pois são proprietárias do capital investido para gerir a atividade, mas não detentoras do produto que ‘comercializam’, ou seja, a educação. Assim esse estudo teve como objetivo geral analisar o Planejamento Estratégico (PE) como ferramenta de gestão capaz de apoiar a administração da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde na tomada de decisão. De modo específico buscou-se: a) Analisar o resultado da execução do PE do ano 2012; b) Verificar as estratégias obtidas através das quatro perspectivas do BSC adotadas pelo grupo gestor para o ano de 2013. Para tanto, o desenho metodológico optou pela pesquisa qualitativa, descritiva e documental, sendo o objeto de estudo o PE da IES 2012 e 2013. Os principais resultados indicam que a partir da implantação do PE como ferramenta de gestão a instituição apresentou crescimento e se fortaleceu no mercado. Constatou-se que o PE possibilitou uma visão ampla dos seus pontos positivos e negativos, onde se tornou possível aperfeiçoar e implantar alguns projetos e processos, o que proporcionou melhorias para a IES.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).