A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso: um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p157Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar, com base nos pressupostos da aprendizagem significativa de Ausubel (1968), a aplicação da estratégia de ensino método do caso na disciplina de Contabilidade Introdutória. Para tal adotou-se a abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa estudo de caso único, sendo tal caso uma disciplina de contabilidade introdutória lecionada para séries iniciais de cursos de graduação. Verificou-se que a estratégia de ensino método do caso atende aos três fatores exigidos pela teoria para que a aprendizagem seja significativa. A existência de conhecimento prévio é feita com base no que o aluno já sabe e no que é ensinado nas aulas teóricas. O material é potencialmente significativo, já que os casos são reais, de empresas próximas ao cotidiano dos alunos e elaborados de forma a induzir o raciocínio dos mesmos. Por ser uma metodologia ativa de aprendizagem, o método do caso eleva as chances de o aluno se mostrar pré-disposto a aprender de forma significativa. O resultado das análises apresenta que as expectativas iniciais dos professores ao implantar o método do caso, vem sendo superadas. Assim, considera-se o método do caso adequado para a ocorrência da aprendizagem significativa no âmbito do ensino da contabilidade introdutória.
Referências
ARAUJO, A. M.; SLOMSKI, V. G. Active Methods - an analysis of applications and experiences in Brazilian Accounting Teaching. Creative Education, 4 (12b), pp. 20-27, 2013.
ASSIS, L. B.; PAULA; A. P. P; BARRETO; R.O.; VIEGAS, G. Estudos de caso no ensino da administração: o erro construtivo libertador como caminho para inserção da pedagogia crítica. RAM. Revista de Administração Mackenzie. 14(5), 2013.
AUSUBEL, D.P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Springer Science & Business Media, 2000.
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Pisicologia educacional. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
BONWELL, C.C.; SUTHERLAND, T.E. The active learning continuum: choosing activities to engage students in the classroom. New directions for teaching and learning, 1996(67), 3-16, 1996.
CARSODO, J.L.; SOUZA, M.A.; ALMEIDA, L.B. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS. 3(3), 2006.
FANGHANEL, J. Being an academic. London: Routledge, 2012.
FARIAS, P.A.; MARTIN, A.L.; CRISTO, C.S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, 39 (1), 143-150, 2015.
GARVIN, D.A. Making the case: Professional education for the world of practice. Harvard Magazine. 106(1), pp. 56-65, 2003.
IKEDA, A.A.; OLIVEIRA, T.M.V.; CAMPOMAR, M.C. A tipologia do método de caso em Administração: usos e aplicações. Organizações & Sociedade, 12(34), 141-159, 2005.
MARIN, T.I.S.; LIMA, S.J.; CASA NOVA, S.P.C. Formação do Contador - o que o Mercado quer, é o que ele tem? um Estudo sobre o Perfil Profissional dos Alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 59-83, 2014.
MASETTO, M.T. Competências Pedagógicas do Professor Universitário (2 ed.). São Paulo: Summus, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2012. Acesso em 01 de maio de 2015, disponível em Censo escolar: resumo técnico.: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf
MICHAEL, J. Where's the evidence that active learning works? Advanced Physical Educacion, 30, 159-167, 2006.
MIRANDA, G.J.; LEAL, E.A.; CASA NOVA, S.P.C. Técnicas de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita? Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis. São Paulo: Atlas, 1-19, 2012.
MITRE, S.M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J.M.; MORAIS-PINTO, N.M.; MEIRELLES, C.A.; PINTO-PORTO, C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13 (2), pp. 2133-2144, 2008.
MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2015.
NÉRICI, I.G. Metodologia do ensino. Uma introdução. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1985.
NOVAK, J.D. Learning, creating and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1998.
PEREIRA, C.M.; LEAL, E.A. Contribuição do método de estudo de caso no processo de ensino e aprendizagem da disciplina análise de custos do curso de ciências contábeis. XVIII SEMEAD Seminários em Administração, 2015.
PEREIRA, E.M.; NIYAMA, J.K.; FREIRE, F.S. Convergência das normas internacionais de contabilidade: uma análise a luz das teorias da educação de Paulo Freire e Libâneo nas instituições de ensino do Distrito Federal. In: Congresso Usp de Controladoria e Contabilidade, 12. São Paulo. Anais... São Paulo/SP, 2012.
SANTO, E.E.; LUZ, L.C.S. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, 1(8), pp. 58-73, 2013.
SANTOS, A. Prefácio. In: LEAL, E.A.; MIRANDA, G.J.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a sala de aula. Como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017.
STAKE, R.E. A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Sage, 2012.
VIEIRA, R.M.; VIEIRA, C. Estratégias de ensino/aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).