A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso: um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p157

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar, com base nos pressupostos da aprendizagem significativa de Ausubel (1968), a aplicação da estratégia de ensino método do caso na disciplina de Contabilidade Introdutória. Para tal adotou-se a abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa estudo de caso único, sendo tal caso uma disciplina de contabilidade introdutória lecionada para séries iniciais de cursos de graduação. Verificou-se que a estratégia de ensino método do caso atende aos três fatores exigidos pela teoria para que a aprendizagem seja significativa. A existência de conhecimento prévio é feita com base no que o aluno já sabe e no que é ensinado nas aulas teóricas. O material é potencialmente significativo, já que os casos são reais, de empresas próximas ao cotidiano dos alunos e elaborados de forma a induzir o raciocínio dos mesmos. Por ser uma metodologia ativa de aprendizagem, o método do caso eleva as chances de o aluno se mostrar pré-disposto a aprender de forma significativa. O resultado das análises apresenta que as expectativas iniciais dos professores ao implantar o método do caso, vem sendo superadas. Assim, considera-se o método do caso adequado para a ocorrência da aprendizagem significativa no âmbito do ensino da contabilidade introdutória.

Biografia do Autor

Elisabeth de Oliveira Vendramin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UNIDERP. Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ponta Porã. Graduada em Administração de Empresas pela UNIGRAN. Docente da Escola de Administração e Negócios (ESAN) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Adriana Maria Procópio de Araujo, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Universidade de São Paulo e Livre Docente pela mesma Instituição. Mestre e Doutora em Contabilidade e Controladoria pela FEARP-USP. Pós doutora em Educação pela UFSCar e pelo College off Law, University of Illinois. Graduada em Administração e em Ciências Contábeis. Docente do Departamento de Contabilidade da FEARP-USP.

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Publicado

2020-01-02

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Seção

Artigos