Percepções e ações de professores sobre práticas desonestas de discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n1p205

Resumo

Evitar a ocorrência de práticas desonestas no ensino superior consiste em parte do trabalho do professor, trazendo como desafio ao professor a inclusão de ações e metodologias para diminuir a ocorrência de tais práticas, no planejamento de suas atividades. É neste cenário que esta pesquisa se insere, visto que busca compreender a ocorrência de práticas desonestas, a partir da percepção de professores dos cursos de Administração de duas universidades federais brasileiras. O método para procedimento foi o estudo de caso, qualitativo, descritivo e cuja fonte de dados consiste de entrevistas estruturadas. Os dados são analisados pela análise de conteúdo e os resultados evidenciam que práticas desonestas são as que primam pela obtenção de vantagens pessoais em oposição à coletividade, ocorrendo em forma de plágio e cola. Essas práticas são decorrentes de falta de punição e de falta de esforço dos alunos, sendo que o professor pode mitigar suas ocorrências ao utilizar diferentes metodologias de ensino e, principalmente, através da conscientização dos discentes acerca das consequências de práticas desonestas.

Biografia do Autor

Ananda Silva Singh, Universidade Federal do Paraná/Programa de Pós Graduação em Administração - PPGADM.

Formada em Engenharia de Produção pela Universidade de São Carlos (UFSCar), possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atualmente cursa Doutorado em Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ana Beatriz Murillo Oviedo, Universidad Nacional de Costa Rica

Mestre em Administração. Departamento de Administração da Universidad Nacional de Costa Rica

Leonardo Rodrigues Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia

Valdir Machado Valadão Junior, Universidade Federal de Uberlândia | Fagen - Programa de Pós-graduação em Administração

Doutor em Administração. Docente do departamento de Administração da Universidade Federal de Uberlândia.

Eduardo De-Carli, Universidade Federal do Paraná/Programa de Pós Graduação em Administração - PPGADM.

Doutor em Administração. Professor substituto do Departamento Geral de Administração da Universidade Federal do Paraná.

Andréa Paula Segatto, Universidade Federal do Paraná/Programa de Pós Graduação em Administração - PPGADM.

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Administração e Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora associada da Escola de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora produtividade do CNPq.

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2020-01-02

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Artigos