As competências virtuais individuais desenvolvidas pela graduação a distância em um curso de administração: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Ariane Rodrigues Pereira Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p90

Resumo

O presente trabalho descreve a percepção de alunos de graduação quanto ao desenvolvimento de competências virtuais individuais – CVI no curso de administração modalidade Educação a Distância – EaD da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, a pesquisa foi conduzida dentro de uma abordagem fenomenológica e pode ser caracterizada como quali-quanti, aplicada e descritiva. Realizada num estudo transversal e compreendida como um estudo de caso. Utilizou se entrevistas semi-estruturadas e levantamento (surveys), o qual foi composto por questionário com perguntas fechadas e respostas em escala likert. Os dados foram tratados de forma a analisar a contribuição do curso de administração EaD para o desenvolvimento das CVIs. Foi utilizado o modelo de Wang e Haggert (2011) como base para a verificação dos componentes constituintes do construto CVI, a saber: autoeficácia virtual, habilidade com mídia virtual e habilidade social virtual. A partir deste modelo houve um levantamento das principais CVIs demandas para o profissional de administração. Os resultados preliminares apontam que o curso contribui para o desenvolvimento das CVIs. No entanto, o estímulo para que os alunos trabalhem em conjunto de forma virtual tem sido maior por parte dos colegas.

Biografia do Autor

Ariane Rodrigues Pereira, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Mestre em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública - Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP/UFSC (2013) e Graduada em Administração (2009). Possui experiência profissional na área de planejamento e controle de produção PCP e em logística inbound - nacional e internacional. Realizou consultorias com ênfase em diagnóstico organizacional e estabelecimento de processos. Possui artigos publicados em periódicos nacionais, bem como em diversos congressos internacionais. É autora de livros-textos e apostilas para educação a distância na área de administração, recursos humanos e gestão da inovação. Interesses em temas de pesquisa: gestão da inovação, organizações virtuais e gestão pública. Professora da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é diretor operacional da FEPESE e Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências. Avaliador de cursos do INEP e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Avaliador de artigos de revistas e eventos nacionais. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2015-05-13

Edição

Seção

Artigos