Estilo de aprendizagem dos alunos do curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Filho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eliane da Silva Bezerra Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Thiago Bruno de Jesus Silva Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p95

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar o estilo de aprendizagem predominante em alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis nas modalidades de ensino presencial e EAD em instituições públicas e privadas do Estado da Bahia. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizado o Learning Style Inventory (LSI). Os participantes do estudo constituíram-se de 459 alunos do curso de Ciências Contábeis. Na análise estatística dos dados, constatou-se haver predominância do estilo de aprendizagem assimilador, representado por pessoas que aprendem por meio da observação reflexiva e conceituação abstrata. Sendo assim, este estudo contribui para melhoria do ensino aprendizagem em Contabilidade, uma vez que possibilita às instituições envolvidas conhecer o estilo de aprendizagem do aluno e assim, criar mecanismos cognitivos que facilitem o processamento das informações ao mesmo tempo em que permite direcionar sua metodologia levando em consideração o estilo predominante e o estímulo dos estilos secundários.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Lima Filho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Administração (UFBA)
Professor Adjunto (UNEB)

Eliane da Silva Bezerra, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, cursando 6º semestre do Curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Thiago Bruno de Jesus Silva, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria (2013) e Bacharel em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Revisor da Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (ISSN 2238-5320), Pesquisador do Grupo de Educação e Pesquisa em Contabilidade (UNEB) e do Grupo Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais (FURB). Tem interesse nas seguintes áreas: Controladoria, Contabilidade Gerencial, Educação e Ensino em Contabilidade - Aspectos Psicológicos e Comportamentais (cognição, metacognição, autorregulação), Empreendedorismo e Pequena Empresa.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos