Estudo sobre a possibilidade de integração das secretarias de programas de pós-graduação em instituição federal de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2023.e91460Palavras-chave:
Secretarias Integradas, Modelo NASA-TLX, Manual de Benchmark, Programas de Pós-GraduaçãoResumo
Esse trabalho teve como objetivo analisar a possibilidade de integração das secretarias dos Programas de Pós-Graduação (PPG) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utilizaram-se, como procedimentos metodológicos, o método dedutivo, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, objetivo descritivo e estratégia o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 9 dos 17 servidores Técnico-Administrativos em Educação - STAEs, lotados nas secretarias dos PPG do CTC, cujo roteiro foi fundamentado nos 20 processos que constituem o manual de benchmark dos PPGs do CTC, além do preenchimento de quadros conforme a proposição do modelo NASA-TLX. A coleta dos dados bibliográficos foi realizada por meio das bases de dados científicas Google Scholar, Redalyc, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES e os dados documentais nos sites dos programas e setores institucionais. Constatou-se que há sobrecarga de trabalho em alguns processos. No entanto, por meio de uma análise global dos processos, que considerou a capacidade máxima de atuação dos STAEs, constatou-se uma média de 62% da carga de trabalho, o que sugere capacidade moderada. Os resultados evidenciaram elementos favoráveis e desfavoráveis à proposição de integração das secretarias de PPGs. Propõe-se investigação aprofundada sob outros aspectos de viabilidade à integração, quais sejam, operacionais, estruturais e econômicos.
Referências
ARANDA, I. S. et al. Análise da Carga de Trabalho nos Processos Finalísticos da STE e de apoio da Secretaria Acadêmica da EsFCEx utilizando a Medição de Carga de Trabalho como Ferramenta de Gestão de Pessoas. Projeto Interdisciplinar – Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar. Exército Brasileiro. 2018.
ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS - ABPMP. BPM CBOK. 1ª ed. 2013.
BALDASSO DE GODÓI, T. et al. Knowledge enhancement along the production line of processed food using value analysis. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 114–135, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2085>. Acesso em: 17 set. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERNARDES, J. F.; ABREU, A. F. A Contribuição dos Sistemas de Informações na Gestão Universitária. Anais: IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35705>. Acesso em: 21 set. 2019.
BRASIL. Lei N. 3849, de 18 de dezembro de 1960. Federaliza a Universidade do Rio Grande do Norte, cria a Universidade de Santa Catarina e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-3849-18-dezembro-1960- 354412-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm>. Acesso em: 11 dez. 2019.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 set. 2019.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Permanência no Sistema Nacional de Pós-Graduação. 2020a. Disponível em:
<http://capes.gov.br/avaliacao/permanencia-no-snpg-avaliacao>. Acesso em: 22 jan. 2020.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Avaliação da CAPES. 2020b. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes- e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos- processos-e normas>. Acesso em: 22 jan. 2020.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). 2020c. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Programa de Excelência Acadêmica (PROEX). 2020d. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.
FLORES, E. G.; AMARAL, M. M. Mapeamento de Processos utilizando a Metodologia BPM: uma ferramenta de suporte estratégico no desenvolvimento de sistemas em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Anais: EATI. Frederico Westphalen, ano n. 1, p. 325- 328, nov. 2014. Disponível em: <http://www.eati.info/eati/2014/assets/anais/artigo47.pdf>. Acesso em: 1 out. 2019.
GOMES, O. F. et al. Sentidos e implicações da gestão universitária para os gestores universitários. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 6, n. 4, p. 234- 255, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983- 4535.2013v6n4p234>. Acesso em: 5 dez. 2019.
HART, S. G. NASA-Task Load Index (NASA-TLX): 20 years later. 2006. Disponível em:
<https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/154193120605000909>. Acesso em: 29 jan. 2020.
HART, S. G.; STAVELAND, L. E. Development of NASA-TLX (Task Load Index): results of Empirical and Theorical Research. Science Direct, v. 52, p. 139-183, 1988. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166411508623869>. Acesso em: 10 jan. 2020.
HOSTINS, R. C. L. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-graduação brasileira. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 133-160, 2006. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10315>. Acesso em: 8 out. 2019.
JULIATTO, D. L. Manual de Benchmark: processos da pós-graduação. 2016. Disponível em: <http://portal.ctc.ufsc.br/processos-de-trabalho/>. Acesso em: 20 set. 2019.
MACCARI, E. A. et al. Proposta de um Modelo de Gestão de Programas de Pós-Graduação na área de Administração a partir dos sistemas de Avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração. São Paulo, v. 49, n. 2, p. 369-383, abr./jun., 2014. Disponível em:
<http://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/86392/89066>. Acesso em: 08 jan. 2020.
MAIDANTCHIK, C. L. L.; ROCHA, A. R. Managing a worldwide software process. In:
Proceedings International Workshop on Global Software Development, ICSE. 2002.
MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação. V. 20, n. 60, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n60/1413-2478-rbedu-20-60-0031.pdf>. Acesso em: 29 maio 2019.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NGANGA, C. S. N. Mestres e Doutores em Contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. Revista REICE. Madrid, v. 14, n. 1, p. 83-99, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/551/55143412005.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
OLMEDO, G.; SOLEDAD, M. Benchmarking y Buenas Práticas de Gobierno Local en México. Revista de Ciencias Sociales. México, v. 11, n. 35, maio/ago. 2004. Disponível em:
<https://www.redalyc.org/pdf/105/10503518.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 14 ago. 2019
ROCZANSKI, C. R. M. A Gestão de Processos em Ambientes Universitários: um exemplo da UNICAMP. Anais. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35882>. Acesso em: 30 ago. 2019.
SAMPAIO, R. M.; LANIADO, R. N. Uma experiência de mudança da gestão universitária: o percurso ambivalente entre proposições e realizações. Revista de Administração Pública.
Rio de Janeiro, v. 43, n. 1, p. 151-174, jan./fev. 2009. Disponível em:
<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6683/5266>. Acesso em: 20 set. 2019.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students.
ed. Harlow / England: Pearson Education Limited, 2009.
SE, N. Análise de valor na gestão de custos : um estudo de caso da indústria automobilística brasileira. Tema 5 - Artigo 2, [S. l.], p. 1–12, 2010. Disponível em:
<http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/862>. Acesso em: 20 maio 2020.
SENA, P.; TREVISOL NETO, O.; VARVAKIS, G. Gestor e usuários: duas visões da proposta de valor de um Centro de Informação Manager and users: two views of the value proposition of an Information Centre. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 979–1000, 2013. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/911>. Acesso em: 20 maio 2020.
SERRANO, A. L. M et al (org). Dimensionamento na Administração Pública Federal: uma ferramenta do planejamento da força de trabalho. Brasília: Enap, 2018. Disponível em:
<http://www.planejamento.gov.br/assuntos/servidores/dimensionamento-na-administracao- publica-federal_versao-final-2.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação.
UFSC: 4 ed. 2005. Disponível em: <http://200.17.83.38/portal/upload/com_arquivo/metodologia_da_pesquisa_e_elaboracao_de _dissertacao.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.
SILVÉRIO, J. C. S. et al. Uma Análise da Aplicação do Dimensionamento da Força de Trabalho em uma Universidade Pública Federal. Anais. III Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público – CIDESP. 2019. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/342452413_UMA_ANALISE_DA_APLICACAO
_DO_DIMENSIONAMENTO_DA_FORCA_DE_TRABALHO_EM_UMA_UNIVERSIDA DE_PUBLICA_FEDERAL>. Acesso em: 27 ago. 2020.
SOUZA, I. M. Gestão das Universidade Federais Brasileiras: uma abordagem fundamentada na gestão do conhecimento. 2009. Tese (Doutorado) Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175 p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Programas de Pós-Graduação. 2020a. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PRODEGESP. 2020 b. Disponível em: . Acesso em: 7 set. 2020.
VASCONCELOS, A. L. F. S.; SILVA, M. N. Uma investigação sobre os fatores contribuintes na retenção dos alunos no curso de ciências contábeis em uma IFES: um desafio à gestão universitária. ReCont: Registro Contábil, [S.l.] v. 2, n. 3, p. 21 - 34, set./dez. 2011.
VENTIN, C. D.; PEREIRA, D. A.O.; MORAES, I. S. Dimensionamento de força de trabalho: a experiência inovadora do Ministério da Saúde. IPEA, 2019. Disponível em:
<http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9391>. Acesso em: 26 ago. 2020
Yin, R. K. Estudo de Caso: planejamento e m
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).