Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-graduação brasileira

Autores

  • Regina Célia Linhares Hostins UNIVALI - Balneário Camburiú - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo busca evidenciar as condições históricas que vêm definindo as coordenadas materiais da produção do conhecimento e da formação do pesquisador no Brasil. Toma como referência os Planos Nacionais de Pós-Graduação, instituídos a partir dos anos de 1970, evidenciando: as determinações objetivas, os sujeitos e as agências
intervenientes na implantação e no desenvolvimento deste nível de ensino; as estratégias adotadas para empreender a política de regulação da pesquisa científica e tecnológica brasileira; os contornos que assume esse projeto institucional de Pesquisa e Pós-Graduação em face da redefinição das estruturas econômicas que regulam a produção e circulação do conhecimento em âmbito global, especialmente no contexto da mercantilização do conhecimento.

Biografia do Autor

Regina Célia Linhares Hostins, UNIVALI - Balneário Camburiú - SC

Graduação em Serviço Social pela UFSC (1983), mestrado em Educação pela UFSC (2000) e doutorado em Educação pela UFSC (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2006-04-30

Como Citar

Hostins, R. C. L. (2006). Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-graduação brasileira. Perspectiva, 24(1), 133–160. https://doi.org/10.5007/%x