Dilemas da produção científica na "sociedade do conhecimento": o colapso da realidade no empírico e a interdição da ontologia

Autores

  • Regina Célia Linhares Hostins UNIVALI - Balneário Camburiú - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo discute a relação sujeito/sociedade/conhecimento examinando como tal relação permeia os paradigmas contemporâneos da “sociedade do conhecimento” cuja premissa básica faz prevalecer a empiria e a utilidade instrumental do conhecimento, expurgando a teoria e interditando qualquer cogitação ontológica. Parece apropriado pensar a natureza dessa relação, notadamente na Educação, que se vê influenciada pelo movimento gradativo de supressão da teoria nas pesquisas educacionais e de favorecimento da formação de competências práticas. Em uma inversão de prioridades, no lugar da “sociedade do conhecimento”, pergunta-se como conhecer a sociedade buscando, nas contribuições de Thompson, Bhaskar e Luckács, os princípios teórico-metodológicos para compreender a questão.

Biografia do Autor

Regina Célia Linhares Hostins, UNIVALI - Balneário Camburiú - SC

Graduação em Serviço Social pela UFSC (1983), mestrado em Educação pela UFSC (2000) e doutorado em Educação pela UFSC (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Hostins, R. C. L. (2003). Dilemas da produção científica na "sociedade do conhecimento": o colapso da realidade no empírico e a interdição da ontologia. Perspectiva, 21(2), 351–369. https://doi.org/10.5007/%x