Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  • A Perspectiva não cobra taxas para submissão e processamento de artigos.

Diretrizes para Autores

A Perspectiva aceita textos inéditos nacionais e internacionais decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

A publicação dos trabalhos está condicionada a aprovação do Conselho Editorial Científico com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é blinded-review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final  será comunicado aos autores. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correção de língua  portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas. No momento da submissão, um dos passos obrigatórios no sistema do portal de Periódicos será uma declaração  autorizando a publicação dos artigos na Perspectiva e, se aprovados, serão disponibilizados na forma online no site da Perspectiva http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/index. A Perspectiva não remunera os autores que tenham seus artigos nela publicados.

A Perspectiva veicula artigos inéditos e as opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

1. Os originais devem ter de 13 a 25 páginas e obedecer as seguintesconfigurações: fonte - Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm;

2. A normalização deve obedecer: Títulos, Resumos e Palavras-chave do artigo em português e inglês, obrigatoriamente,  e em uma 2a. língua estrangeira que poderá ser espanhol, francês, italiano ou alemão; o(s) nome(s) completo(s) dos autor(es) (no máximo 4 autores, sendo ao menos um com título de doutor) e suas credenciais e local de atividade, incluindo endereço, telefone e endereço eletrônico devem ser preenchidos no cadastro do(s) autor(es), pórém devem ser omitidos no aquivo submetido para avaliação;

3. Resumos  de 150 a 250 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 3 idiomas: português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão devem conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões;

4. Três palavras-chave em português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão escolhidas no thesaurus do INEP disponível em: http://portal.inep.gov.br/pesquisa-thesaurus

5. Notas.  Pede-se que as notas sejam concisas, que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no corpo do artigo e sejam colocadas ao fim  do texto. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas.  As referências bibliográficas não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.

6. As ilustrações e quadros, quando existirem, devem ser inseridas no corpo do texto, obedecendo ao que segue: a) Ilustrações: se já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução; b) Quadros: deverão ser acompanhados de títulos, segundo as normas  da ABNT.

8. Citação de autores: conforme NBR 10520 de agosto 2002. Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo sobrenome do autor/vírgula/data ou autor/vírgula/data/vírgula/página sendo que quando estiverem incluídas na sentença devem ser letra maiúscula e minúscula e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Ex: Silveira (1999, p. 20) descreve: o estudo das [...] ciências ou Artigos são os trabalhos aprovados [...] revista. ( FRANÇA, 2001, p. 51).

9. Referências: em ordem alfabética conforme NBR-6023 de agosto 2002. Exemplos:

a) Livro: CARVALHO, Diana C.; QUINTEIRO, Jucirema (Org.) . Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. 1. ed. Araraquara - SP: Junqueira e Marin Editores, 2007. v. 1.

b) Capítulo de Livro: MEKSENAS, Paulo. Ideologia, Intelectuais e Dogmatismo na Ciência. In: MEKSENAS, Paulo. BIANCHETTI, Lucidio. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. 1 ed. Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 57-72.

c) Artigos de Periódicos: JANTSCH, Ari Paulo. A história continua: a formação ampliada do pequeno agricultor enquanto processo de individuação do homem universal e constituinte de um novo ser social. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 1, p. 79-89, 2004.

d)Tese/dissertação: JANTSCH, Ari Paulo. Pequeno agricultor e racionalidade educativa. 1997. 333 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação)-Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Piracicaba , 1997.

e) Artigo de jornal: FREIRE, I. M. Espetáculo a serviço do sensível. Jornal Notícias do Dia- Caderno Plural, Grande Florianópolis, p. 03 - 03, 03 ago. 2010.
Homepage: www.escrevedance.blospot.com; Data de publicação: 03/08/2010.

f) Em meio eletrônico:  TORRIGLIA, Patricia Laura; DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva (UFSC), Florianópolis, v. 27, n.2, dez.2009,  p. 347-374. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/15862/pdf_2 Acesso em: 28 dez. 2010.

g) Formato Documento Eletrônico (com DOI): EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa,  São Paulo,  v. 33,  n. 3, dez.  2007 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022007000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  02  abr.  2011.  doi: 10.1590/S1517-97022007000300010.

 

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