Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL).

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do corpo de texto do arquivo Word e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  • A Perspectiva não cobra taxas para submissão e processamento de artigos.

  • Após finalizada a etapa de Avaliação, caso seja decidida a Aprovação para publicação do artigo, os autores deverão providenciar a revisão profissional de língua da Versão Final aprovada para publicação e fornecer os dados dos revisores profissionais

Diretrizes para Autores

A Perspectiva aceita textos inéditos nacionais e internacionais decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico, com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é o double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado diretamente aos autores, por meio do sistema de submissão (OJS).

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois a adequação às normas de linguagem e da ABNT são  critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo estabelecido pela Revista. 

No momento da submissão à Perspectiva, um dos passos obrigatórios no sistema do Portal de Periódicos será a declaração de que o texto submetido à avaliação passou por uma ferramenta de detecção de plágio, passo essencial para que a submissão seja efetivamente aceita para o início da etapa de avaliação pelos pares. Para isso, junto com o artigo deverá ser submetido como documento complementar um print da tela do relatório de análise de plágio produzido pelo programa CopySpider (https://copyspider.com.br/), ferramenta de uso livre e gratuito.

Ainda no momento da submissão, outro dos passos obrigatórios no sistema do portal de Periódicos será uma declaração autorizando a publicação dos artigos na Perspectiva que, se aprovados, serão disponibilizados na forma online no site da Perspectiva, com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/index. 

A Perspectiva não remunera os autores que tenham seus artigos nela publicados, nem cobra pela submissão, avaliação e publicação de artigos.

A Perspectiva veicula artigos inéditos e as opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

  1. Os originais devem ter de 13 a 25 páginas e obedecer as seguintes configurações: página tamanho A4, fonte Times New Roman 12,  espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm;
  2. A normalização deve obedecer: Títulos, Resumos e Palavras-chave do artigo em português e inglês, obrigatoriamente, e em uma 2ª. língua estrangeira, que poderá ser espanhol, francês, italiano ou alemão. 
  3. O(s) nome(s) completo(s) dos autor(es) (no máximo 4 autores, sendo ao menos um com título de doutor) e suas credenciais e local de atividade, incluindo endereço, telefone, endereço eletrônico, currículo lattes (quando brasileiro) e OrcID devem ser preenchidos no cadastro do(s) autor(es) no sistema OJS; porém, devem ser omitidos no arquivo (formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF) submetido para avaliação, observando o processo de avaliação por pares duplamente cega, de acordo com o sistema double blind review.
  4. Resumos de 200 a 250 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 3 idiomas - português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão - devem conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões;
  5. Três palavras-chave em português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão, de acordo com os idiomas do resumo.
  6. Notas. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Pede-se que as notas sejam concisas, que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no corpo do artigo e poderão ser inseridas como notas de rodapé ou notas de fim.  Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas.  As referências bibliográficas não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.
  7. Os quadros - e assim as ilustrações, quando existirem, devem ser inseridos no corpo do texto, obedecendo as normas da ABNT. As tabelas têm sua formatação e apresentação regulamentadas pelo IBGE. 
  8. Citação de autores: conforme NBR 10520 (ABNT 2021). Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo sobrenome do autor/vírgula/data ou autor/vírgula/data/vírgula/página sendo que quando estiverem incluídas na sentença devem ser letra maiúscula e minúscula e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Ex: Silveira (1999, p. 20) descreve: o estudo das [...] ciências ou Artigos são os trabalhos aprovados [...] revista. (FRANÇA, 2001, p. 51).
  9. Referências: em ordem alfabética conforme NBR 6023 (ABNT 2021). Exemplos:

a) Livro:
CARVALHO, Diana C.; QUINTEIRO, Jucirema (Org.) . Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. 1. ed. Araraquara - SP: Junqueira e Marin Editores, 2007. v. 1.

b) Capítulo de Livro:
MEKSENAS, Paulo. Ideologia, Intelectuais e Dogmatismo na Ciência. In: MEKSENAS, Paulo. BIANCHETTI, Lucidio. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. 1 ed. Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 57-72.

c) Artigos de Periódicos:
JANTSCH, Ari Paulo. A história continua: a formação ampliada do pequeno agricultor enquanto processo de individuação do homem universal e constituinte de um novo ser social. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 1, p. 79-89, 2004.

d) Tese/dissertação:
JANTSCH, Ari Paulo. Pequeno agricultor e racionalidade educativa. 333 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Piracicaba , 1997.

e) Artigo de jornal:
FREIRE, I. M. Espetáculo a serviço do sensível. Jornal Notícias do Dia - Caderno Plural, Grande Florianópolis, p. 03 - 03, 03 ago. 2010.

Homepage:
http://www.escrevedance.blospot.com; Data de publicação: 03/08/2010.

f) Em meio eletrônico: 
TORRIGLIA, Patricia Laura; DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva (UFSC), Florianópolis, v. 27, n.2, dez.2009,  p. 347-374. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/15862/pdf_2 Acesso em: 28 dez. 2010.

g) Formato Documento Eletrônico (com DOI):
TUMOLO, Paulo Sérgio. O método de Marx e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica: um diálogo crítico. Perspectiva, Florianópolis, V. 38, n. 4, out./dez., 2020, Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e6525. Acesso em 02 mar. 2020. 

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