Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Perspectiva, editada desde 1983, é uma publicação trimestral do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior.

A Perspectiva publica textos inéditos, nacionais e internacionais, que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

Os artigos organizados em forma de Dossiê Temático constituem o núcleo básico da Revista, que contempla, também, artigos na seção de Demanda Contínua.

Processo de Avaliação pelos Pares

Autores podem submeter artigos inéditos, sem identificação, desde que se adequem ao foco e escopo da Revista e estejam de acordo com suas Normas.

As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

Os artigos inéditos, inclusive os dos Dossiês temáticos selecionados via Edital, são submetidos à avaliação anônima realizada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded review.

A relação de avaliadores ad hoc é publicada no último número de cada volume (ano).

Publicação de Artigos

A Perspectiva aceita textos inéditos, nacionais e internacionais, com até 4 (quatro) autores, sendo pelo menos um deles doutor, que sejam decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

Artigos de Dossiês Temáticos

Os artigos organizados em forma de Dossiê temático constituem o núcleo básico da Revista, que contempla, também, artigos de demanda contínua. A partir da publicação de editais para seleção de propostas, os dossiês temáticos deverão ser propostos e organizados por até 3 (três) professores doutores, sendo que um deles  precisa, obrigatoriamente, ter vínculo efetivo no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com o sistema de avaliação blinded review, o convite feito aos autores para comporem os dossiês não assegura a publicação de seus artigos. 

A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico, com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado diretamente aos autores, por meio do sistema de submissão (OJS).

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois a adequação às normas de linguagem e da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo estabelecido pela Revista.

Artigos de Demanda Contínua

A Perspectiva aceita textos inéditos nacionais e internacionais decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico, com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado diretamente aos autores, por meio do sistema de submissão (OJS). 

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois a adequação às normas de linguagem e da ABNT são  critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo estabelecido pela Revista.

Periodicidade

Publicação trimestral no formato digital PDF/A.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os usuários têm o direito de “ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou linkar os textos completos destes artigos”.

Qualis (CAPES)

A2 área de Educação (2017-2020)

Estatísticas da revista Perspectiva

Awstats - julho 2009 - junho 2017

Indexadores

Indexadores internacionais:

Colorado Alliance of Research Libraries 

DOAJ - Directory of Open Access Journals

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Electronic Journals Library

IRESIE - Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa 

La criée: periódiques en ligne

LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

MLA – Modern Language Association International bibliograph

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la ciência y la cultura 

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Repositório da Universidade do Minho

ULRICHS - Ulrichs Periodical Directory

World Wide Science

Indexadores nacionais:

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC)

CCN - Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas

Educ@ - Periódicos online da Educação (Fundação Carlos Chagas)

LIVRE - Portal de Conhecimento Nuclear

Portal de Periódicos - CAPES 

Sumarios.org - Sumários de Revistas Brasileiras

Ética da Publicação

Plágio

Perspectiva tem adotado sistemas para detetar plágio (e.g. software, busca por títulos semelhantes, em parceria com a CrossRef Association). Desde 2010 os artigos publicados são identificados com DOI e estão registrados na CrossRef.

Declaração do autor

Os autores se comprometem a enviar artigos originais, inéditos e que não estejam sendo avaliados simultaneamente por outro periódico.

Fotos e imagens tiradas de outras publicações poderão ser publicadas somente se o autor nos enviar  copyright e permissão.

Financiamento

A Revista Perspectiva assegura que propostas de dossiês que eventualmente recebam recebido apoio financeiro de agências de fomento, ou de qualquer outra fonte, são aceitos unicamente com base no mérito acadêmico, atestada pela submissão de todos os artigos a pareceristas ad hoc.

Processos de avaliação por pares

Os artigos são submetidos a avaliação anônima realizada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, através do sistema blinded review.  Estes consultores são cuidadosamente selecionados para avaliar o trabalho sem que haja interesses conflitantes.

Anualmente, uma lista completa de todos os consultores é publicada no último número da revista.

Transparência

A equipe do periódico mantém os leitores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e processo de avaliação. A submissão de textos pelo sistema OJS/SEER garante o acesso do autor ao andamento do processo de avaliação.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

O serviço de preservação digital de periódicos eletrônicos brasileiros foi disponibilizado pela Rede CARINIANA para suas instituições parceiras e para os editores das revistas publicadas na plataforma SEER (Open Jornal Systems).

Este serviço inovador coordenado pelo IBICT é o primeiro a concretizar uma rede nacional de preservação de periódicos de acesso livre no mundo. Acompanhando a tendência internacional de criação de agências de arquivamento de periódicos eletrônicos, o Instituto e os parceiros da Rede atenderam à necessidade de garantir o acesso a longo prazo a publicações brasileiras que não estavam contempladas  ainda nas grandes iniciativas de preservação digital. Com este serviço a CARINIANA inicia as atividades de promoção da preservação digital de acervos digitais produzidos no Brasil.

O Núcleo de Publicações (NUP), do Centro de Ciências da Educação, possui uma reserva técnica dos exemplares impressos da Revista Perspectiva.

Financiadores

CNPq

CAPES

FAPESC

Fontes de Apoio

Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/CED/UFSC