Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Perspectiva, editada desde 1983, é uma publicação trimestral do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior.
A Perspectiva publica textos inéditos, nacionais e internacionais, que tematizem a educação, sobretudo os decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.
Os artigos organizados em forma de Dossiê temático constituem o núcleo básico da Revista que contempla, também, artigos na seção de Demanda Contínua.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Autores podem submeter artigos inéditos, sem identificação, desde que se adequem ao foco e escopo da Revista e estejam de acordo com suas Normas.

As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

Os artigos inéditos, inclusive os dos Dossiês temáticos selecionados via Edital, são submetidos à avaliação anônima realizada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded review.

A relação de avaliadores ad hoc é publicada no último número de cada volume (ano).

Publicação de Artigos

A Perspectiva aceita textos inéditos, nacionais e internacionais, com até 4 (quatro) autores, sendo pelo menos um deles doutor, que sejam decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

Artigos de Dossiês Temáticos

Os artigos organizados em forma de Dossiê temático constituem o núcleo básico da Revista, que contempla, também, artigos de demanda contínua. A partir da publicação de editais para seleção de propostas, os dossiês temáticos deverão ser propostos e organizados por até 3 (três) professores doutores, sendo que um deles  precisa, obrigatoriamente, ter vínculo efetivo no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com o sistema de avaliação blinded review, o convite feito aos autores para comporem os dossiês não assegura a publicação de seus artigos. 

A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico, com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado diretamente aos autores, por meio do sistema de submissão (OJS).

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois a adequação às normas de linguagem e da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo estabelecido pela Revista.

Artigos de Demanda Contínua

A Perspectiva aceita textos inéditos nacionais e internacionais decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico, com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado diretamente aos autores, por meio do sistema de submissão (OJS). 

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois a adequação às normas de linguagem e da ABNT são  critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo estabelecido pela Revista.

Periodicidade

Publicação trimestral, formato digital PDF/A.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os usuários têm o direito de “ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou linkar os textos completos destes artigos”.

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This journal provides public access to all its content, following the principle that making access to research free of charge generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with an increase in the reading and citation of an author's work. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, the project that had its system developed to improve the academic and public quality of research by distributing the Open Journal System (OJS), as well as other software to support the public access to publishing system to academic sources.


The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the journal and are not available for other purposes.


Perspectiva journal allows authors to hold the copyright of their articles without restrictions, as well as the publication rights. If the text is later republished in another vehicle, the authors must inform that it was originally published as an article in the Perspectiva journal, citing the complete bibliographic references of the publication.

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Qualis (CAPES)

A2 área de Educação (2013-2016)

Estatísticas da revista Perspectiva

Awstats - julho 2009 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Ética da Publicação

Plágio
Perspectiva tem adotado sistemas para detetar plágio (e.g. software, busca por títulos semelhantes, em parceria com a CrossRef Association). Desde 2010 os artigos publicados são identificados com DOI e estão registrados na CrossRef.

Declaração autor
Os autores se comprometem a enviar artigos originais, inéditos e que não estejam sendo avaliados simultaneamente por outro periódico.
Fotos e imagens tiradas de outras publicações poderão ser publicadas somente se o autor nos enviar  copyright e permissão.

Financiamento
A Revista Perspectiva assegura que propostas de dossiês que eventualmente recebam recebido apoio financeiro de agências de fomento, ou de qualquer outra fonte, são aceitos unicamente com base no mérito acadêmico, atestada pela submissão de todos os artigos a pareceristas ad hoc.

Processos de avaliação por pares
Os artigos são submetidos a avaliação anônima realizada por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, através do sistema blinded review.  Estes consultores são cuidadosamente selecionados para avaliar o trabalho sem que haja interesses conflitantes.

Anualmente, uma lista completa de todos os consultores é publicada no último número da revista.

Transparência
A equipe do periódico mantém os leitores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e processo de avaliação. A submissão de textos pelo sistema OJS/SEER garante o acesso do autor ao andamento do processo de avaliação.


Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

O serviço de preservação digital de periódicos eletrônicos brasileiros foi disponibilizado pela Rede CARINIANA para suas instituições parceiras e para os editores das revistas publicadas na plataforma SEER (Open Jornal Systems).

Este serviço inovador coordenado pelo IBICT é o primeiro a concretizar uma rede de nacional preservação de periódicos de acesso livre no mundo. Acompanhando à tendência internacional de criação de agências de arquivamento de periódicos eletrônicos, o Instituto e os parceiros da Rede atenderam à necessidade de garantir o acesso a longo prazo a publicações brasileiras que não estavam contempladas  ainda nas grandes iniciativas de preservação digital. Com este serviço a CARINIANA inicia as atividades de promoção da preservação digital de acervos digitais produzidos no Brasil.

O Núcleo de Publicações (NUP), do Centro de Ciências da Educação, possui uma reserva técnica dos exemplares impressos da Revista Perspectiva.

 

Publishing ethics

 

Plagiarism

Perspectiva has adopted systems for detecting plagiarism (e.g. software, searching for similar titles, partnership with the CrossRef Association). Since 2010 the published articles have been identified with DOI and are registered in the Crossref.

Author declaration

The authors can submit only original papers, unpublished and which are not being simultaneously evaluated by another Journal.

Photos and images taken from other publications can be published only if the authors send us copyright and permission.

Funding

The Perspective Journal has financial support from Brazilian government agencies, such as CNPq, FAPESC, CAPES, among others. We ensure that issues that have received financial support from any other agency are accepted solely on the basis of academic merit.

Peer review processes

Papers are submitted to double blind peer-reviewers. Reviewers are carefully selected to judge the work without competing interests.

Every year, a complete list of all the referees is published on the last issue of the journal.

Transparency

The Journal staff keeps readers informed about the steps taken to ensure submissions and the evaluation process.

Filing

Perspective Journal uses the LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) System to create a distributed filing system among participating libraries and permits those to create permanent archives of the journal to the preservation and restoration. The Publications Center (NUP) has a technical reserve of printed copies of issues.

Sponsors

CNPq

CAPES

FAPESC