Diretrizes Para Autores

Perspectiva aceita textos inéditos nacionais e internacionais decorrentes de pesquisas concluídas de caráter teórico ou empírico, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas candentes da área.

A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação do Conselho Editorial Científico, com base em pareceres de avaliadores ad hoc. O sistema de avaliação é o double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer final será comunicado diretamente aos autores, por meio do sistema de submissão (OJS).

Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois a adequação às normas de linguagem e da ABNT são  critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, a publicação do artigo estará condicionada à entrega das correções solicitadas dentro do prazo estabelecido pela Revista. 

No momento da submissão à Perspectiva, um dos passos obrigatórios no sistema do Portal de Periódicos será a declaração de que o texto submetido à avaliação passou por uma ferramenta de detecção de plágio, passo essencial para que a submissão seja efetivamente aceita para o início da etapa de avaliação pelos pares. Para isso, junto com o artigo deverá ser submetido como documento complementar um print da tela do relatório de análise de plágio produzido pelo programa CopySpider (https://copyspider.com.br/), ferramenta de uso livre e gratuito.

Ainda no momento da submissão, outro dos passos obrigatórios no sistema do portal de Periódicos será uma declaração autorizando a publicação dos artigos na Perspectiva que, se aprovados, serão disponibilizados na forma online no site da Perspectiva, com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/index. 

A Perspectiva não remunera os autores que tenham seus artigos nela publicados, nem cobra pela submissão, avaliação e publicação de artigos.

A Perspectiva veicula artigos inéditos e as opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

  1. Os originais devem ter de 13 a 25 páginas e obedecer as seguintes configurações: página tamanho A4, fonte Times New Roman 12,  espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm;
  2. A normalização deve obedecer: TítulosResumos e Palavras-chave do artigo em português e inglês, obrigatoriamente, e em uma 2ª. língua estrangeira, que poderá ser espanhol, francês, italiano ou alemão. 
  3. O(s) nome(s) completo(s) dos autor(es) (no máximo 4 autores, sendo ao menos um com título de doutor) e suas credenciais e local de atividade, incluindo endereço, telefone, endereço eletrônico, currículo lattes (quando brasileiro) e OrcID devem ser preenchidos no cadastro do(s) autor(es) no sistema OJS; porém, devem ser omitidos no arquivo (formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF) submetido para avaliação, observando o processo de avaliação por pares duplamente cega, de acordo com o sistema double blind review.
  4. Resumos de 200 a 250 palavras, escritos em espaço interlinear simples, em 3 idiomas - português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão - devem conter introdução, objetivos, metodologia e conclusões;
  5. Três palavras-chave em português e inglês, obrigatoriamente, e espanhol, francês, italiano ou alemão, de acordo com os idiomas do resumo.
  6. Notas. Apenas notas indispensáveis devem constar no texto. Pede-se que as notas sejam concisas, que sua numeração obedeça rigorosamente as indicações no corpo do artigo e poderão ser inseridas como notas de rodapé ou notas de fim.  Título, resumo e identificação do autor não devem trazer notas.  As referências bibliográficas não devem constar nas notas e sim serem indicadas em espaço próprio, ao final do texto.
  7. Os quadros - e assim as ilustrações, (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), quando existirem, devem ser inseridos no corpo do texto, obedecendo as normas da ABNT 6022 de 2018. As tabelas têm sua formatação e apresentação regulamentadas pelas Normas de apresentação tabular do IBGE. 
  8. Citação de autores: conforme NBR 10520 (ABNT 2023, 2ª ed.). Devem ser feitas no corpo do texto (autor-data). As entradas pelo "sobrenome do autor, data" ou "sobrenome do autor, data, página" quando estiverem incluídas na sentença ou quando estiverem entre parênteses, devem vir escritas em letra maiúscula e minúscula, exemplo: a) "De acordo com Silveira (1999)...." ; b) "[...] conforme o que determina a apreensão desse conceito (Lima, 2001, p. 300)".
  9. Referências: em ordem alfabética conforme NBR 6023 (ABNT julho, 2023, 2a. edição). Exemplos:

a) Livro:
CARVALHO, Diana C.; QUINTEIRO, Jucirema (Org.) . Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. 1. ed. Araraquara, SP: Junqueira e Marin Editores, 2007. v. 1.

b) Capítulo de Livro:
MEKSENAS, Paulo. Ideologia, Intelectuais e Dogmatismo na Ciência. In: MEKSENAS, Paulo. BIANCHETTI, Lucidio. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. 1 ed. Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 57-72.

c) Artigos de Periódicos:
JANTSCH, Ari Paulo. A história continua: a formação ampliada do pequeno agricultor enquanto processo de individuação do homem universal e constituinte de um novo ser social. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 1, p. 79-89, 2004.

d) Tese/dissertação:
JANTSCH, Ari Paulo. Pequeno agricultor e racionalidade educativa. Orientador: Valdemar Sguissardi. 1997. 333 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, 1997.

e) Artigo de jornal:
FREIRE, I. M. Espetáculo a serviço do sensível. Jornal Notícias do Dia - Caderno Plural, Grande Florianópolis, p. 03 - 03, 03 ago. 2010.

f) Homepage:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Normalização de trabalhos acadêmicos. Florianópolis, 2021. Disponível em: http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/. Acesso em: 4 out. 2021.

g) Em meio eletrônico
TORRIGLIA, Patricia Laura; DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva (UFSC), Florianópolis, v. 27, n.2, dez.2009, p. 347-374. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n2p347/15285 . Acesso em: 04 out. 2021.

h) Formato Documento Eletrônico com DOI:

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, dez. 2007. DOI 10.1590/S1517-97022007000300010. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/LPBg4SpmbKq3psDMGVT7YPK/?lang=pt . Acesso em 04 out. 2021.